À chegada da vigésima primeira jornada, o Vidago FC deslocava-se ao reduto do lanterna vermelha da Divisão de Honra da AFVR (Associação de Futebol de Vila Real), o FC Fontelas. No arranque desta jornada, a diferença pontual já era significativa entre estas duas equipas, mas a equipa visitada prometia criar muitas dificuldades ao Vidago, dado o seu histórico de jogos em casa.
A equipa do Fontelas apresentou um bloco baixo nos primeiros minutos de jogo, o que permitiu aos comandados de Armando Lopes instalar-se no meio campo adversário. Contudo, esta equipa do Fontelas fazia valer-se pelos contra-ataques rápidos e bem organizados protagonizados pelos seus atacantes. Até foi o Fontelas a abrir o marcador após um livre direto batido de forma superior, em que Gato, após uma defesa incompleta, viu a bola entrar na baliza, mas esta vantagem não iria durar muito.
Volvidos mais dois minutos de jogo, numa jogada bem construída por parte da equipa do Vidago, Kostadinov estabeleceu o empate. O Vidago não estava satisfeito com o empate e foi à procura de mais um tento, o que acabou por conseguir à passagem da meia hora de jogo, por intermédio de Daniel Sousa. Mas a história da primeira parte não fica por aqui. Aos 44 minutos de jogo, Gato vê a cartolina vermelha depois de defender uma bola com a mão, fora da grande área. Na sequência do pontapé livre, mais uma jogada de perigo para o Fontelas, com a bola a embater com estrondo na barra da baliza defendida por Paulo Fernandes, que entrou após a expulsão de Gato. O marcador não mexeu e as duas equipas foram para o descanso.
Na segunda parte, a equipa do Vidago adotou um estilo de jogo mais pragmático, baixando as linhas, permitindo ao Fontelas que tomasse as rédeas da partida. Porém, foi o Vidago quem aumentou a vantagem para 1-3, numa jogada rápida de contra-ataque, finalizada por Pires. Um golo muito importante que parecia ter sentenciado o encontro. Mas estava longe disso. Até ao final do jogo, o Fontelas ainda viria a conseguir reduzir o marcador para 2-3 numa jogada de envolvimento na sua ala esquerda. O Vidago teve que sofrer muito para obter os três pontos e regressar às vitórias, que era algo que já lhe fugia há algum tempo.
Com este resultado, o Vidago mantém-se no 9.° lugar, com 31 pontos, aguardando a visita do GD Vilar de Perdizes na próxima jornada. Por sua vez, o FC Fontelas continua na cauda da tabela classificativa com os mesmos quatro pontos, tendo ima visita agendada ao reduto do AC Alijoense na próxima jornada, a jornada 22 da Divisão de Honra da AFVR.
Rafael Pereira
Fotografia: Pedro Freitas