Divisão de Honra AFVR: Rescaldo da 20.ª jornada

Divisão de Honra AFVR: Rescaldo da 20.ª jornada

Empate com sabor a derrota

Este domingo o Vila Real recebeu o 8.º classificado, Vila Pouca, no Complexo Desportivo Monte da Forca pelas 15h00, em jogo a contar para a vigésima jornada da Divisão de Honra.

A equipa caseira, desta vez com o equipamento alternativo, entra forte no jogo causando a primeira oportunidade de golo seis minutos de jogo num livre que acabaria por não levar perigo às malhas defendidas por André Ribeiro. O primeiro cartão surge poucos minutos depois para Edu que vê a cartolina amarela após entrada sobre o atacante. O Bila volta a aproveitar as fraquezas dos forasteiros e Fellipe Veloso inaugura o marcador aos 11 minutos de jogo na sequência do passe de Diogo Paixão que marca o quinto golo com a camisola dos Lobos do Marão.

O Bila assume a iniciativa e procura dilatar a vantagem, primeiro por Diogo Paixão ao minuto 26, que fica muito perto do golo, e aos 29 por Zé Pedro que cabeceia ligeiramente acima da baliza. Aos 33 minutos Patrick é obrigado a mexer na equipa, uma vez que Edu aparentava não conseguir permanecer em campo, entrando Raúl Babo para o seu lugar. Já perto do fim da primeira parte Rui Sampaio vacila no frente a frente com o guardião adversário e desperdiça a oportunidade de colocar a formação da casa a descansar com uma vantagem de 2-0.

Diogo Coutinho faz a sua primeira mexida na formação ao intervalo ao lançar Gabi em substituição de Pedro Vítor. Ao minuto 48, Mika vê o primeiro cartão amarelo desta segunda parte e o Vila Pouca começa a dar motivos de preocupação a Patrick, principalmente pelo intermédio de Luisinho que, com dois remates de longa distância, “assusta” Altenir. O jogo começa a tornar-se equilibrado, principalmente nas bolas divididas a meio campo, sendo precisamente num desses lances que Paulo Martins fica também amarelado pelo árbitro.

Após várias oportunidades desperdiçadas por parte da equipa caseira, Patrick decide refrescar a frente de ataque com a entrada de João Padi e consequente saída de Rui Sampaio ao minuto 82; do outro lado Diogo Coutinho aos 85 minutos faz dupla substituição apostando em João Zogas e Hugo Rodrigues. A última mexida no jogo fica assinalada no último minuto do tempo regulamentar com a entrada de Gil Pinto para o lugar do autor do golo do “Bila”.

O destino do jogo parecia estar já definido, sorrindo aos líderes da tabela, contudo ao minuto 92 na sequência de um canto e da subida do guarda-redes do Vila Pouca à área oposta a equipa visitante encontra o caminho do golo, vindo dos pés do jogador menos esperado, André Ribeiro, o guarda-redes que acabara de se aventurar na área adversária. Este golo, digamos algo incomum, dita o resultado final do encontro no Monte da Forca.

Patrick assume que não contava com este empate, mas “no futebol tudo pode acontecer” e volta a salientar a falta de eficácia da sua equipa que, desta vez, custou pontos. O treinador do Vila Real demonstrou o seu desalento perante o resultado argumentando que “dói porque foi injusto (…) fomos muito melhores”.

Com este resultado o Vila Real mantém-se isolado na corrida ao título, contudo mais pressionado pelo Régua que venceu por 1-0 o Santa Marta e está agora a apenas quatro pontos de distância da liderança. Por sua vez o Vila Pouca mantêm-se na 8.ª posição da tabela com 34 pontos.

Abambres não vai além do nulo frente ao Sabroso

Na mesma tarde, a vigésima jornada da Divisão de Honra levou o Abambres até ao Campo da Avenida (Sabroso de Aguiar) que não foi além do empate.

A partida fica marcada pela anulação mútua dos planteis em dia-não no que toca à finalização de ambas equipas. Tanto a equipa caseira como o Abambres não foram capazes de encontrar os caminhos das malhas adversárias, refletindo assim o equilíbrio entre as formações.

Este empate deixa o Abambres na mesma posição (7.ª) e perde a oportunidade de se distanciar do Vila Pouca que segue na 8.ª posição com os mesmos 34 pontos após o empate em Vila Real. Já o Sabroso também não alterou o seu lugar na classificatória e permanece em 15.º lugar, com apenas 11 pontos.

Luís Câmara

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)