Resultado frio em tarde fria

Resultado frio em tarde fria

Decorrida a 18.ª jornada da Liga NOS, o GD Chaves acabou por desperdiçar mais três importantíssimos pontos para escapar da difícil situação em que se encontra. Recebendo em casa o líder isolado do campeonato, FC Porto, acabou por sofrer uma derrota por 1-4, com hat-trick de Soares e um autogolo concedido por Nuno Coelho.

Com Pepe a ser titular nesta partida, a 1.ª grande oportunidade de golo surgiu aos cinco minutos por parte da equipa visitante pela cabeça de Tiquinho Soares com assistência de Corona, acabando por não surtir o efeito desejado. O FC Porto entrou a pressionar a equipa flaviense, sendo que logo a seguir é assinalado fora de jogo a Alex Telles por se encontrar em posição irregular. Faltas cometidas por ambas as partes e aos dez minutos mais uma oportunidade falhada por parte da equipa comandada por Sérgio Conceição para fazer mexer o marcador.

O Chaves, não se deixando intimidar perante o líder do campeonato, entrou também com grande vontade de provocar perigo à baliza de Casillas, sendo a sua 1.ª investida aos 12 minutos pelo pé direito de Luther Singh. O remate acabou por ser defendido pelo guarda-redes espanhol.

Com os minutos a passar, o marcador continuava sem alterações apesar das tentativas sucessivas de ambas as equipas em tentar desequilibrar o adversário, mas sem sucesso. Aos 14 minutos remate de Corona (FC Porto) com o pé esquerdo de fora da área; ao minuto 18 William (GD Chaves) desperdiça uma oportunidade de cabeça pelo lado direito da baliza da equipa adversária; aos 22 minutos António Filipe defende remate de Marega.

É ainda no minuto 22, com o 1.º canto da partida a pender para o lado dos azuis e brancos, que a equipa de Conceição consegue colocar-se em vantagem. Tiquinho Soares remata de pé esquerdo em frente à baliza depois de uma assistência de Marega e deixa assim o plantel flaviense desconfortável com o resultado.

Não perdendo tempo, a equipa de Tiago Fernandes fez de tudo para chegar à igualdade, conseguindo aos 26 minutos da 1.ª parte criar algum perigo, mas sem efeito por André Luís de cabeça em frente à baliza adversária.

O 1.º cartão amarelo do jogo é atribuído a Soares por entrada perigosa aos 34 minutos.

Com um período de tentativas falhadas por ambas as equipas para faturar, eis que aos 41 minutos surge o bis de Soares, novamente com assistência de Moussa Marega. O GD Chaves ficava assim ainda mais desconfortável com a desvantagem sendo assinalado aos 44 minutos fora de jogo a Singh (GD Chaves) que tentava furar a defesa azul e branca e diminuir a diferença de golos.

Acaba a 1.ª parte da partida com a equipa de Conceição a ir para o período de descanso com uma vantagem de dois golos sobre a equipa da casa. Os flavienses precisavam entrar em grande força para fazer frente a este resultado e tentar levar pontos desta jornada.

Começando a 2.ª parte com bastantes faltas cometidas pelos jogadores da equipa transmontana, aos 58 minutos o árbitro da partida acaba por mostrar o 2.º amarelo, desta vez a um jogador da equipa da casa, Luther Singh. Aos 60 mais um por entrada perigosa de Corona frente ao adversário.

A 1.ª alteração da partida surgiu pelas mãos de Conceição que, aos 65 minutos, decidiu mexer no plantel substituindo Felipe por Mbemba.

O Chaves crescia e fazia de tudo para chegar ao golo, mas quando menos esperava sofre o 3.º tento de Soares, aos 67 minutos, desta vez com assistência de Corona. Logo de seguida Tiago Fernandes aproveita para mexer também ele na equipa da casa, substituindo Costinha por Niltinho, tentando assim dar a volta ao resultado negativo presente no marcador da partida.

Aos 74 minutos Pepe comete falta sobre William e o árbitro assinala penálti a favor da equipa da casa, sem recurso ao videoárbitro. Quem bate o penálti é Bruno Gallo que não desperdiçou e diminuiu a desvantagem para 1-3.

Depois da grande pressão por parte da equipa visitante à baliza de António Filipe sem efeito, aos 86 minutos Nuno Coelho (GD Chaves) acaba por fazer autogolo, na tentativa de evitar o golo certo de Fernando (FC Porto) que picou por cima do guarda redes flaviense de forma perspicaz.

O GD Chaves ainda tentou evitar a pesada derrota por 1-4 com uma oportunidade de golo pelo pé esquerdo de Niltinho aos 90 minutos, mas acabou por não conseguir até ao fim do jogo derrotar o guarda-redes dos azuis e brancos.

Nuno Almeida apita aos 92 minutos para o final da partida, conseguindo o líder isolado do campeonato atingir os 20 jogos consecutivos sem perder e levar da cidade transmontana mais 3 pontos de extrema importância. Já o GD Chaves sai de mais uma jornada sem ganhar qualquer ponto, tornando-se urgente uma mudança de resultados devido à posição em que se encontra na tabela classificativa.

Eduarda Fernandes

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)