UTAD é a universidade que registou maior aumento de estudantes

Pela primeira vez, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a instituição de ensino superior que alcançou o maior aumento de estudantes a nível nacional e a instituição em regiões de menor pressão demográfica com a mais elevada taxa de ocupação de vagas.

O número de candidatos a escolher a UTAD, como a sua instituição de ensino superior, ultrapassou, este ano, os 1300 candidatos, o que significa o maior número de estudantes colocados de sempre na história desta Universidade. Fica também na história o registo de um elevado número de candidatos em primeira opção. Em comparação com o ano de 2014 foram colocados mais 307 candidatos, o que representa uma taxa de ocupação de cerca de 17%.

A requalificação e capacitação do campus foram alguns dos factores que contribuíram para o aumento significativo de estudantes, assim como o facto de estar localizado num dos mais conhecidos Jardins Botânicos. Um campus classificado de rara beleza, que enquadra ainda vários apoios sociais a estudantes. Actualmente, cerca de 40% da comunidade estudantil é beneficiária de diferentes tipos de bolsas e, por isso, a acção social continuará a ser uma das grandes apostas da UTAD, quer ao nível de apoios de natureza financeira, desportiva, cultural e oferta de serviços.

Em termos nacionais, os resultados da 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior de 2018 divulgados pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), confirmam um maior equilíbrio territorial, o que poderá permitir potenciar novas dinâmicas internacionais. Não obstante a redução de cerca de 3.000 candidatos em relação ao ano anterior, as instituições localizadas em regiões de menor pressão demográfica tiveram um aumento de candidatos em 1.ª opção e aumentaram o seu peso relativo no total de colocados.

Esta semana realizam-se, na Biblioteca Central, as matrículas na Universidade, de segunda a sexta-feira, no horário entre as 10h00 e as 17h00. Além das matrículas, os novos estudantes poderão ainda conhecer os Núcleos representativos dos seus cursos, começar a criar contactos com o curso, amizades e sobretudo laços com a cidade de Vila Real e com a UTAD, as quais estão prontas para os acolher nesta nova fase das suas vidas.

Vera Silva