Bem-vindo à UTAD

Bem-vindo à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Uma nova etapa da tua vida está prestes a começar. Mudanças que se avizinham, projetos que se iniciam, novas experiências e vivências que vais viver, novas pessoas que vais conhecer, um mundo incógnito por descobrir.

A universidade que agora também é tua trabalha há mais de 40 anos para formar alunos que vêm de todas as partes do país e que escolhem a UTAD para se formarem enquanto profissionais e pessoas. Numa universidade que trabalha numa estreita relação com a cidade e a comunidade, o espírito de entreajuda e a simpatia dos habitantes locais vão acolher-te naquela que será a tua segunda casa durante o teu percurso universitário.

Situada num nordeste em desenvolvimento, numa cidade que cresce de dia para dia com os estudantes e que fomenta o empreendedorismo e as alianças com a academia, a UTAD e Vila Real trabalham lado a lado para que te possam proporcionar todas as condições e serviços para que possas usufruir e aproveitar o melhor que a região tem para te oferecer.

Entre o Alvão e o Marão, desde o Parque Corgo ao Parque Florestal, do Palácio de Mateus que deu imagem ao vinho à Casa de Diogo Cão que deu nome à escola, das festas de Santo António ao WTCC que enchem as ruas da cidade, do Teatro ao Club de Vila Real que transmitem e difundem o melhor da cultura portuguesa, do Museu da Vila Velha ao Museu de Arqueologia e Numismática em que a arte e a história se fundem, da gastronomia ao artesanato, é variada a panóplia de infraestruturas e atividades que a cidade transmontana tem para tu conheceres.

Em relação à universidade, encontra-se instalada num eco campus que integra um dos maiores Jardins Botânicos da Europa, possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, espaços desportivos e ainda apresenta várias ofertas culturais, acessíveis a todos os estudantes, docentes, investigadores e demais colaboradores, bem como à comunidade em geral. Dispõe ainda dos Serviços de Ação Social (SASUTAD) que permitem o acesso a bolsas de estudo, residências universitárias, cantinas, salas de informática, entre outros serviços da tua vida académica.

Para além dos serviços que a UTAD tem para te oferecer, podes ainda contar com a Associação Académica, que te representa e dá voz aos teus interesses e preocupações, lutando constantemente pelos teus direitos e pela transformação de um ensino adaptado a todos os estudantes, sem exceção.

Estás a um passo de iniciar esta nova fase da tua vida. Tudo o que precisas para a iniciares será matriculares-te presencialmente no período de matrículas de 10 a 14 de setembro de 2018, no Edifício da Biblioteca Central do Campus Universitário.

Horário:

10 de setembro – 10h30 às 17h (horário contínuo)

11, 12, 13 e 14 de setembro – 09h às 17h (horário contínuo).

As matrículas decorrem de acordo com a Escola a que está afeto o curso em que entraste.

Se estás colocado num curso que pertence à Escola de Ciências Humanas e Sociais, preferencialmente, deves realizar a matrícula no dia 10 de setembro, 2ª feira.

Se estás colocado num curso que pertence à Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e à Escola de Ciências e Tecnologia, preferencialmente, deves realizar a matrícula no dia 11 de setembro, 3ª feira.

Se estás colocado num curso que pertence à Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias e à Escola Superior de Saúde, preferencialmente, deves realizar a matrícula no dia 12 de setembro, 4ª feira.

Nos dias 13 e 14 de setembro, 5ª e 6ª feira, qualquer estudante de qualquer curso poderá realizar a sua matrícula.

Para realizares a tua matrícula, deves fazer-te acompanhar de determinados documentos, nomeadamente:

  • Documento de identificação (original + 1 fotocópia);
  • Cartão de contribuinte (1 fotocópia – dispensado para quem possui cartão de cidadão);
  • Boletim Individual de Saúde com a vacina Antitetânica atualizada (Original e fotocópia);
  • 1 fotografia (tipo passe);
  • Procuração do estudante autorizando a sua matrícula por terceiros, caso não seja o próprio a efetuar a matrícula.

Atenção: para os estudantes de Ciências do Desporto, Enfermagem e Medicina Veterinária, é necessária a entrega, no ato de matrícula, de documento comprovativo da satisfação dos pré-requisitos:

  • Ciências do Desporto – Pré-requisito Grupo B Comunicação Interpessoal – atestado médico
  • Enfermagem – Pré-requisito Grupo A Comunicação Interpessoal – atestado médico
  • Medicina Veterinária – Pré-requisito Grupo B Comunicação Interpessoal – atestado médico

Quando chegares à porta principal do Edifício da Biblioteca, serás recebido por elementos da Associação Académica da UTAD. Neste local, tens acesso às senhas de atendimento, que deves retirar, e aguardar pela tua vez para a realização da matrícula. Para facilitar o processo de matrículas, deves entrar sozinho no Edifício. Em todo o percurso do processo de matrícula, serás acompanhado por um elemento da UTAD que te dará apoio nas tuas dúvidas.

Realizada a matrícula, terás acesso a informação relevante para o teu percurso académico. Irás também preencher um inquérito com objetivos meramente estatísticos. Neste local, poderás contactar elementos da Escola a que pertence o curso onde foste colocado e obter informações como o local onde são lecionadas as aulas, horários, entre outras.

Caso pretendas informação sobre bolsas de estudo, residências universitárias ou outros assuntos relacionados, os Serviços de Ação Social estão presentes no local para esclarecer as tuas dúvidas.

Ainda dentro do Edifício podes adquirir o teu cartão de estudante junto da instituição bancária (entidade responsável pela emissão).

Por fim, encontrarás elementos da Associação Académica da UTAD onde podes esclarecer as tuas dúvidas e ainda adquirir um Kit caloiro, entre outros objetos que inclui mochila, emblema, t-shirt, tapete de rato, caderno, caneta, pelo preço de 25€.

Finalizas desta forma o teu processo de matrícula e poderás dizer que a UTAD também é tua! Estás preparado para entrar na melhor aventura da tua vida por Trás-os-Montes?

Daniela Tomás