Vila Real quer “cumprimento escrupuloso” do reforço de segurança no Túnel do Marão

Vila Real quer “cumprimento escrupuloso” do reforço de segurança no Túnel do Marão

O presidente da Câmara de Vila Real disse, na passada segunda-feira, dia 2 de abril, que aguarda com expectativa o “cumprimento escrupuloso” das medidas previstas para o reforço de segurança no Túnel do Marão, esperando que incluam a reabertura do centro de controlo de tráfego.

Os ministérios das Infraestruturas e Administração Interna solicitaram “com urgência”, até 31 de março, a revisão do Plano de Emergência Interno do Túnel do Marão, do Plano Prévio de Intervenção e a elaboração de um Plano de Prevenção, medidas que visam melhorar a resposta operacional dentro da infraestrutura de 5.665 metros de extensão, que liga Amarante a Vila Real.

O despacho conjunto foi publicado a 8 de fevereiro e surgiu na sequência do inquérito ordenado ao incêndio num autocarro, ocorrido em junho de 2017 dentro do túnel do Marão que, não provocou feridos mas, levou ao encerramento da infraestrutura e originou muitas críticas relacionadas com a segurança, e o congestionamento do transito, provocando atrasos e problemas na vida dos condutores e passageiros.

Uma fonte do gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas disse na semana passada à agência Lusa que o “Governo está a analisar os documentos solicitados e recebidos, de acordo com o mencionado no despacho, após o que será concretizado o simulacro de incêndio também ali referido”.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, afirmou à Lusa que “aguarda com expectativa o cumprimento escrupuloso” das conclusões do relatório e as medidas contempladas no despacho conjunto.

O autarca declarou estar confiante de que se respeitará o determinado e adiantou que, em breve, se realizará uma reunião entre os dois ministérios, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de onde sairá a data de realização do simulacro. Rui Santos disse ainda manter a expectativa de que o centro de controlo de tráfego do Túnel do Marão vai reabrir para funcionar em permanência.

Beatriz Marinho

Fotografia: Nuno Miguel Silva