Festas de São Lázaro: um Cavacório e um Vinho Generoso

Vila Real celebrou, este fim-de-semana, dias 16, 17 e 18 de março, no Bairro dos Ferreiros, uma das mais típicas festividades populares do concelho, em honra de São Lázaro, protector contra as doenças de pele.

Por estes dias, a festa teve espaço numa capela criada em 1520, dedicada ao santo no Bairro de Sta. Margarida (vulgarmente conhecido por Bairro dos Ferreiros). Um dos símbolos mais importantes nesta festa é o tradicional Cavacório, um doce feito à base de claras de ovos fritas em azeite e cobertas com açúcar branco a imitar nervuras. Este ano, a festividade teve como participações: o Grupo Impakto, no dia 16; Grupo Inovação 3, no dia 17; Grupo Vieira Lopes e Marante no domingo, dia 18.

Estas festas são conhecidas pela boa disposição dos locais e pela comida em fartura, bem como pela tradição representada nas decorações dentro da capela. É uma tradição existente há muitos anos, sendo, por isso, das que mais caracteriza Vila Real. Nesta festividade, o convite fica feito a todos aqueles que querem descobrir mais um pouco sobre a história de Vila Real e experimentar um Cavacório, na boa companhia de um Vinho Generoso, abençoado a cada ano que passa por São Lázaro.

Mónica Oliveira