O São Valentim Transmontano

O dia de S. Valentim é o dia em que se celebra a união amorosa entre casais e namorados, bem como as relações com os amigos. Originalmente, o dia dos namorados está, provavelmente, relacionado com um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava no dia 14 de fevereiro. A romaria festejava a fertilidade, homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) e marcava ainda, o início da primavera.

Apesar do dia de S. Valentim ser comemorado no dia 14 de fevereiro em Portugal e em muitos outros países, não é assim em todo o mundo. Do outro lado do globo, no Brasil, o dia dos namorados é comemorado a 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”. No dia mais romântico do ano, pode encontrar por Vila Real várias ofertas para jantar e passar um bom bocado com a sua cara-metade. Deixamos algumas sugestões.

Se pretende ter um jantar delicioso acompanhado por uma boa companhia, sugerimos que reserve já uma mesa no Villas Restaurante, o qual oferece uma boa variedade de pratos e vinhos. Inclui uma programação que vai da chegada até à sobremesa, onde pode degustar pratos tipicamente transmontanos, como a alheira, robalo e lombo.

No entanto, se pretender uma noite mais glamorosa e romântica, aconselhamos a reservar já o jantar mais a estadia, no luxuoso Hotel Miracorgo de quatro estrelas. Lá será presenteado com um jantar sofisticado e muito variado, onde encontra o aperitivo, o couvert, a “entrada escaldante”, o “peixe sedutor”, a “carne sensual”, sobremesa, e ainda é convidado a provar bons vinhos típicos de Alto Douro e Trás-os-Montes, como por exemplo de Vila Real colheita. E, a acompanhar, desfrutará de música ao vivo, tocada em piano.

No Restaurante La Forneria, localizado na câmara, arriscaram a encontrar um programa que fosse de encontro ao jejum católico, ou seja, na quarta-feira depois do carnaval é tradição não se comer carne em honra ao início da quaresma. Dessa forma, La Forneria, apresenta um menu por casal onde inclui: Bruschetta Aglio e Mozzarella para entradas, prato principal à escolha (e aqui deixam a sugestão de uma francesinha de frutos do mar ou uma pizza vegetariana), duas bebidas por pessoa, Vinho\Sangria até 9€, sobremesa à escolha e café. Uma opção mais económica e que inclui ainda música ao vivo.

Outra sugestão a ter em conta é o menu apresentado pelo Monte dos Hambúrgueres – hamburgueria localizada junto ao centro comercial, Nosso Shopping. Neste menu, por casal poderão usufruir de um misto de entradas: mini tostas com gula e ovo de codorniz, mini espetadas mozzarella, presunto e cherry, folhadinhos de queijo e mel, bombons salgados e lagostins crocantes. Como prato principal é um hambúrguer à escolha do cliente. Na sobremesa, a oferta recai sobre uma bomboca com chocolate, frutos vermelhos e coulis de maracujá. Tem ainda oferta de sangria espumante de frutos vermelhos, vinho, sumo ou água.

No dia 14 não faltam ofertas por Vila Real para passar com a sua cara-metade, com boas casas e boas estadias. As temperaturas prometem estar baixas, mas para finalizar o programa ainda pode passear pelas lindas avenidas e ruas da cidade.

Beatriz Marinho