O ser Vila Real

Os ares de Vila Real são mágicos. Normalmente, é chamada de “Maravilhosa Cidade de Vila Real” e sendo honesta, muitos não conhecem o conceito.

O ar é diferente, e não é por ser em Trás-os-Montes. É a singularidade de um olhar rápido pelo todo. É a rapidez de um autocarro ou de uma fria manhã de inverno. A chuva e os engarrafamentos de pessoas na rua, perdidas nos seus pensamentos. São as coisas pequenas e imperfeitas de difícil compreensão quando estamos no nosso mundo e nos esquecemos de como é viver naquele mundo. É a UTAD. A esperança em cada esquina, a simpatia de um “bom dia” pela manhã ou de um abraço de um amigo. É conhecer a cidade nem sabendo bem se a conhecemos totalmente. É a complexidade do nosso ser num simples lidar com esse ar.

Não são só os universitários que fazem aquela cidade. A cidade constrói. A própria cidade revê coisas em ti mesmo, impercetíveis no lugar em que nascente. Vila Real é um salto, um salto do tamanho do mundo, em que aterras em terra plena. Vila Real não é só músicos reconhecidos ou festas académicas. Vila Real é aproveitar um novo começo e ser quem queríamos ser. O ser passa tão rapidamente ao quotidiano que fica dentro de nós. Vila Real é isso, uma cidade interna… dentro de nós próprios.

Vera Fernandes