Professora da UTAD em pena suspensa por maus tratos às filhas

O Tribunal de Vila Real condenou uma docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a cinco anos de prisão com pena suspensa, pelos crimes de maus tratos às três filhas adotivas.

Este caso ficou conhecido há menos de dois anos, quando uma das menores estava grávida e o caso foi apresentado à Polícia Judiciária, pelo hospital de Vila Real. A professora terá ficado calada durante anos sobre a violência física e sexual, que o parceiro exercia sobre as três filhas adotivas.

O empreiteiro de 50 anos, atual parceiro da docente, foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão pelos crimes de abuso sexual e maus-tratos. O coletivo de juízes condenou ainda este arguido, a indemnizar as três filhas adotivas num valor de 20 mil euros devido aos três crimes de abuso sexual de crianças agravado, dois crimes de abuso sexual de menor dependente e três crimes de maus-tratos a menores.

Por decisão judicial, o processo da professora universitária foi separado e a sentença determinou que além dos cinco anos de prisão com pena suspensa, a professora terá que pagar uma indemnização às filhas adotivas no valor de 30 mil euros. A sua cumplicidade nos crimes sexuais por parte do pai adotivo não foi provada em tribunal, sendo apenas acusada de maus-tratos a menores.

Vera Oliveira