Entre “pitos” e “ganchas”

Para muitos a chegada de fevereiro não significa nada mais do que entrada de mais um mês, mas em Vila Real a história é outra, literalmente. No mês de fevereiro, mais concretamente nos dias 2 e 3, manda a tradição que os rapazes ofereçam a “gancha” às raparigas, que retribuíram, no dia de Santa Luzia, com uma outra especialidade local, o “pito”, um pastel recheado com doce de abóbora.

Para quem não é a de Vila Real isto pode parecer tudo menos uma tradição com origens religiosas, mas a verdade é que esta tradição se repete ano após ano. Uma troca que também já se estende a familiares e amigos, e que não dispensa uma boa dose de brejeirice. A gancha é feita de açúcar e água. Tão simples quanto isso. Um doce típico de Vila Real em forma de bengala, inspirado no báculo de São Brás, que foi bispo, tido como padroeiro das doenças da garganta.

Temos de admitir que os nomes dados aos doces são bastante sugestivos e engraçados, se calhar esse é um dos motivos pelo qual as pessoas aderem a esta brincadeira, para poderem dizer que deram o “pito” e receberam a “gancha”. Estes doces são bastante simples, um feito de doce de abóbora e outro feito de água e açúcar, mas quem tentar reproduzir estas receitas em casa eu desejo-lhe, desde já, boa sorte, porque apesar de não serem utilizados muitos produtos é necessário um certo cuidado e agilidade para os fazer.  Por exemplo, na “gancha”, depois de espalhar o açúcar na banca é preciso moldá-lo à medida que ele vai arrefecendo para lhe dar a consistência das “ganchas”.

A todos os habitantes de Vila Real e a todos os visitantes, aconselho que se quiserem conhecer Vila Real de uma maneira engraçada, passar um momento com a família e ter histórias para contar, venham à Festa de São Brás e conheçam esta tradição peculiar que faz muitas pessoas rir. Mesmo que não sejam apreciadores de doces, podem sempre guardá-lo para recordação e tornar-se uma tradição de família.

A tradições têm origem nos acontecimentos mais estranhos e simples, por isso, nunca se sabe.

E, para os rapazes, fica a dia: se estão à espera para se declarem à vossa amada, ofereçam-lhe uma “gancha” e pode ser que ela entenda o sinal.

Andreia Coutinho