Mastiksoul, Tunas da UTAD e Associação Académica reúnem-se em projeto musical

Mastiksoul, Tunas da UTAD e Associação Académica reúnem-se em projeto musical

O projeto “UTAD é Nossa” estreia no dia 17 de setembro e celebra a união entre as tradições académicas e a música.

As quatro tunas académicas da UTAD – Imperialis, Transmontuna, Vibratuna e TAUTAD – juntam-se novamente, desta vez numa colaboração com o artista Mastiksoul, numa relação mediada pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

Fernando Gonçalves é o presidente da AAUTAD e admitiu que o projeto se desenvolveu de forma muito “casual e espontânea”, após uma interação informal e não planeada com Mastiksoul. “Deu-me a conhecer a sua experiência épica em Vila Real na Semana Académica de 2018. Notei desde o início um carinho muito grande dele por Vila Real, acrescentou.

Depois da iniciativa, tomada pelo artista, as tunas académicas foram convidadas a participar no projeto, pelo presidente da Associação Académica. “Fico imensamente grato às quatro tunas por, desde o primeiro dia. terem aceitado o desafio. Foram incansáveis no processo criativo e nas gravações.”, disse Fernando Gonçalves. O utadino afirmou também que projetos destes refletem a sensibilidade da AAUTAD para com a cultura. “Sendo nós umas das maiores associações culturais da região, tentamos dar o nosso contributo para colocar Vila Real e o interior do país na vanguarda da música e cultura portuguesa.”

Sara Fardilhas faz parte da equipa da AAUTAD há mais de dois anos, neste momento está responsável pela assessoria e relações públicas da instituição e é segunda-secretária da mesma. Para a estudante, “sempre se tratou de um projeto muito espontâneo em que fomos colocando em prática a nossa criatividade”. Conta que “o Mastiksoul foi incansável, abrindo as portas da sua casa e do seu estúdio para criarmos este projeto”, que acaba por se tornar “um marco na nossa academia”. Acrescenta que espera “que seja tão agradável para quem o vai ouvir, como foi para nós criá-lo”.

Para Nuno “Rouxinol” Marinho, membro da Transmontuna e voz principal da música “UTAD é Nossa”, este projeto foi, desde início, “bastante enriquecedor”. O solista da Transmontuna deixa elogios a Mastiksoul, na medida em que “não se limitou a fazer uma música eletrónica, que fosse um hino para a universidade. Tentou compreender, ouvir e ir de encontro à base tuneril”. Para Rouxinol, este projeto “foi o envolvimento das quatro tunas da cidade, numa música que esperamos ser o hino de todos os ex, atuais e futuros estudantes”.

Fernando Figueira, conhecido como Mastiksoul, já se pronunciou nas suas redes sociais quanto ao projeto. O DJ admite um envolvimento completo dos estudantes na música, que entra em contagem decrescente para o seu lançamento.

Dia 17 de setembro será possível ouvir “UTAD é Nossa” em todas as plataformas digitais. O pre-save da música já pode ser feito aqui.

Diogo Linhares