Depois da corrida bastante movimentada no Red Bull Ring, na Áustria, a Moto GP estava de volta este fim de semana, desta vez, no circuito de Aragón, em Espanha.
Com a vitória de Marc Marquéz na corrida sprint no sábado, os adeptos estavam muito curiosos para saber o que o piloto espanhol da Gresini poderia fazer na corrida principal no domingo, uma vez que arrancava da primeira linha da grelha juntamente com o rookie Pedro Acosta e o atual campeão do mundo Francesco Bagnaia. O piloto português Miguel Oliveira começava a corrida na terceira linha da grelha, no oitavo lugar.
O Grande Prémio começou com um péssimo arranque de Bagnaia, que atirou o piloto italiano da Ducati para o sétimo lugar, Miguel Oliveira conseguiu um bom arranque ganhando dois lugares mas que ainda na primeira volta cometeu um erro e caiu abandonando a corrida.
Na terceira volta, mudança nos lugares de pódio, com o atual líder do campeonato, Jorge Martin a passar Pedro Acosta e a estabelecer-se no segundo lugar, algumas curvas depois, também Aléx Marquéz passou Pedro Acosta para ficar no terceiro lugar atirando o rookie para fora dos lugares de pódio.
Na sexta volta, mais uma queda, Fábio Quartararo a cair sozinho abandonando também a corrida.
Marc Marquéz continuava na liderança e fazia uma corrida tranquila, a 15 voltas do fim já contava com mais de 3 segundos de vantagem para o segundo lugar Jorge Martin. Bagnaia, depois do mau arranque, ia conseguindo fazer uma boa corrida e já estava em quarto lugar e a diminuir distância para Alex Marquéz quando faltavam 10 voltas para o final.
A seis voltas do final, uma grande queda, Alex Marquéz abriu a trajetória e Bagnaia na tentativa de passar o piloto espanhol atirou os dois para gravilha, com ambos a abandonarem o Grande Prémio, com esta situação, Pedro Acosta que estava na quinta posição, subiu ao terceiro lugar e estava em lugares de pódio.
Até final, o resultado não se alterou, Marc Marquéz vence o Grande Prémio de Aragón e volta a vencer, foi a primeira vitória de Marc Marquéz desde a temporada de 2021, completaram o pódio, Jorge Martin que aumenta a sua vantagem na liderança do campeonato e Pedro Acosta.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagens: Motogp