O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, visitou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, no passado dia 21 de maio.
O programa iniciou-se às 10h30, no Átrio da Reitoria da UTAD onde incluía a demonstração de aplicações de realidade virtual para o turismo e agricultura, uma visita ao Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar, e uma reunião com estudantes cabo-verdianos.
O Chefe de Estado visitou algumas das instalações da academia e destacou áreas de ensino e investigação que são “muito importantes” para Cabo Verde: “Nós, neste momento, com o crescimento e desenvolvimento do turismo temos de melhorar substancialmente alguns domínios em termos de formação de políticas públicas, mas também em termos de resultados”, e ainda acrescentou que “a cooperação com a UTAD é extraordinariamente importante para Cabo Verde”.
Um dos problemas referidos na reunião foi a demora dos vistos de residência em Portugal, onde o Presidente José Neves alegou que o problema não era de agora e que há uma vontade política para melhorar as dificuldades existentes neste meio.
Esta visita do Presidente da República de Cabo Verde veio, também, consolidar um protocolo assinado entre a UTAD e aquele país para o desenvolvimento de projetos no âmbito do desporto e da segurança alimentar. Emídio Gomes, falou sobre a importância do protocolo de cooperação, lembrando ainda que a UTAD foi a primeira instituição de ensino superior a estipular o mesmo valor da propina para os alunos nacionais e para os provenientes dos países dos PALOP.
Texto: Paula Martins
Imagem: Carlos Cardoso