Noite de pouca inspiração dita adeus à Final Four

Noite de pouca inspiração dita adeus à Final Four

GD Chaves perde em casa no primeiro desafio ao comando de César Peixoto.

Os valentes transmontanos “caíram” este domingo, dia 22 de Dezembro, em casa frente ao FC Porto por 2-4 acabando assim por serem eliminados da Taça da Liga. De relembrar que na passada terça-feira foram também afastados da Taça de Portugal frente ao Académico de Viseu.

Dado o pontapé de saída às 19h15 no Estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira, a equipa flaviense entrava neste desafio com a máxima ambição em conseguir um bom resultado e assim passar à fase seguinte da Allianz Cup.

O FC Porto entrou confiante no jogo e aos 7 minutos Soares acabou por inaugurar o marcador e deixar a equipa comandada por César Peixoto em maus lençóis. Com a equipa da casa bastante adormecida  e sem grandes ocasiões de perigo o mesmo bisou aos 15 minutos e deixou ainda mais sólida a vantagem perante os transmontanos.

Na primeira parte ainda de salientar um penálti assinalado sem qualquer dúvida por parte do árbitro da partida, Carlos Xistra, a favor dos portistas que acabou por ser batido por Marega. Em primeira instância Igor (GD Chaves) ainda defendeu mas não conseguiu travar a recarga do maliano e a bola só parou no fundo das redes.

As coisas complicavam-se ainda mais para o Chaves depois de Niltinho ter caído mal e ter de abandonar o relvado de maca. Esta baixa obrigou César Peixoto a fazer a primeira substituição com a entrada de João Correia para o lugar do lesionado.

Com o marcador a ditar 0-3 ao intervalo, era importante o Chaves acordar para o segundo tempo e tentar dar a volta ao resultado. Até então os flavienses poucas ou nenhumas oportunidades de golo tinham feito para mudar este cenário.

Após o tempo de descanso os transmontanos entraram com mais atitude mas explorar a defesa dos azuis e brancos não estava a ser tarefa fácil. Por outro lado o FC Porto, confortável com o resultado, acabou por mostrar menos agressividade em campo. Aos 79 minutos chegou o primeiro golo para os da casa por Platiny com um remate de pé direito no coração da área, o que fez “despertar” das bancadas os fiéis adeptos flavienses que se tinham deslocado ao estádio para apoiar a equipa.

A turma de Sérgio Conceição ressentiu-se do golo sofrido e ainda chegou ao quarto por Luíz Diaz aos 80 minutos de jogo. Os golos na partida não ficavam por aqui e os transmontanos ainda conseguiram reduzir a desvantagem com mais um golo ao 84 minutos por André Luís.

Antes de soar o apito final o Chaves ainda ficou reduzido a 10 elementos depois de Medina ter recebido segundo amarelo.

Feitas as contas, com este resultado o GD Chaves acabou por se despedir da Taça da Liga enquanto que o FC Porto ficou em 1º lugar do grupo D e vai defrontar nas meias finais da competição o Vitória de Guimarães.

Na conferência de imprensa César Peixoto fez questão de salientar que “o resultado não foi o que esperávamos” mas que, por outro lado, “o que levo de positivo foi a organização da equipa”. Admitiu que os transmontanos tiveram uma “segunda parte mais agressiva” e foi aí que conseguiram fazer valer um pouco o seu jogo. Com poucos dias ainda no comando dos flavienses, frisou ser curto o tempo para grandes mudanças mas prometeu dar tudo para que o futuro da equipa seja positivo.

“Entramos bem no jogo, fomos bastante eficazes” foram as primeiras palavras de Sérgio Conceição ao carimbar o apuramento para a Final Four. O técnico considerou ainda que a equipa cometeu alguns erros individuais na segunda parte que facilitaram os golos do Chaves e rematou “Acho que o foco e o respeito pelo adversário tem de ser levado ao máximo, porque depois sujeitamo-nos a sofrer alguns dissabores. Eu não gosto nada de sofrer golos”.

Eduarda Fernandes

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)