Na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) vão oficializar um protocolo colaborativo em prol do apoio aos doentes oncológicos e respetivas famílias. O ato de ratificação terá lugar às 15h00, no Átrio da Reitoria da UTAD, com a presença do reitor Emídio Gomes e do Secretário-Geral do Núcleo Regional do Norte, António Guimarães dos Santos.
Ao longo dos anos, a UTAD e a LPCC têm vindo a cooperar, ainda que informalmente, em várias atividades de sensibilização no Campus, destacando-se iniciativas como a prevenção do cancro de pele e da mama durante o mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, e o peditório anual.
No ano letivo corrente (2023/2024), mais de uma dezena de voluntários da comunidade académica, incluindo docentes, funcionários, estudantes e alumni, dedicam-se a ações de voluntariado no Centro Oncológico da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para além disso, encontra-se em formação um grupo adicional de 20 voluntários.
Este protocolo virá ainda fortalecer outros serviços oferecidos pela LPCC, como os de Educação para a Saúde, Formação, Investigação e Projetos conjuntos.
Madalena Andrade
Imagem: Direitos Reservados