O evento Showcooking, organizado pelos núcleos de estudantes de Engenharia Agronómica (NEAGRO), Ciências da Nutrição (NECN) e Enologia (NENOL), realizou-se na Kitchen Lab a seis de dezembro, para dar a conhecer a confeção de uma refeição completa e a harmonização com vinhos.
Com lotação esgotada, a atividade contou com as participações principais de dois estudantes: Diogo Lameirão, de Nutrição, no papel de Chef, e Rúben Soares, de Enologia, no papel de Sommelier. A refeição incluiu quatro pratos – entrada, prato de carne, prato vegetariano e sobremesa –, acompanhados, cada, por um vinho fornecido pela Churchill’s.
Nuno Lopes, atual presidente do NEAGRO, refere que a ideia do evento surgiu em conversa com o ex-presidente Fernando Gonçalves, pois Agronómica “é a base da culinária”, tratando-se de “quem produz”. Procuraram trazer alimentos biológicos para o evento pelo “impacto positivo na saúde” e mantêm aberta a possibilidade de realizar outro Showcooking, na Semana da Agricultura, a decorrer entre 18 e 21 de março de 2024.
Esta edição contou com uma explicação da confeção de cada prato, por parte do Chef Lameirão. O estudante possui um curso em Gestão e Produção de Cozinha, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego. Considerou este evento “uma primeira grande experiência” e planeia “juntar os mundos da Nutrição e da Cozinha” para o futuro profissional.
Além dos pratos, os 20 participantes puderam escutar a explicação dos vinhos e respetiva harmonização, graças a Rubén Soares. O ex-presidente do NENOL desempenhou o papel de Sommelier, dando a conhecer um vinho branco (entrada), dois tintos (pratos principais) e um Porto (sobremesa). “O vinho tem muito mais do que se lhe diga: tem história, tem trabalho, tem sentimento”, defende o estudante. “É muito interessante trabalhar com os núcleos e Enologia é um dos cursos-bandeira da universidade”, refere, salientando o trabalho executado pelos recentes órgãos sociais do curso.
Beatriz Cardoso, atual presidente de Enologia, afirma que “se estivermos todos juntos conseguimos fazer coisas maiores”, realçando a importância do associativismo e elogiando a organização e parceria entre núcleos. Refere que não é a primeira vez que recorrem à Churchill’s e que o setor vinícola é “muito unido e muito trabalhador”.
As expectativas para o evento eram boas e foram correspondidas. Bárbara Pinto, dirigente do Departamento Pedagógico do NECN, refere que houve bastante adesão e que esta atividade “abre portas” para futuras parcerias entre cursos.
Ao longo da atividade, o público colocou questões tanto ao Chef como ao Sommelier. O evento terminou com um brinde geral, com Nuno Lopes a afirmar que “mais eventos proativos entre núcleos é o que todos precisamos”.
Texto e Imagem: Joaquim Duarte