Após duas semanas sem corrida, aconteceu este fim de semana o penúltimo grande prémio da temporada em Las Vegas, com muitas surpresas e emoção até ao fim.
Em horários não muito comuns para a Fórmula 1, o fim de semana começou logo com imprevistos, pois no 1º treino livre uma tampa de esgoto se soltaria no meio do novo circuito de Las Vegas, danificando a Ferrari de Carlos Sainz e causando bandeira Vermelha, com a direção de prova optando por encerrar o treino com apenas 10 minutos decorridos. Esse acontecimento prejudicaria Sainz que trocou vários componentes do seu carro levando assim uma punição de 10 posições na grelha de partida.
Na qualificação, os pilotos foram o mais rápido possível para a pista para fazerem as suas voltas, como destaques tivemos as duas Williams chegando ao Q3 juntamente com a Haas de Kevin Magnussen. Já como deceção vimos as duas McLaren ficando pelo Q1 e também Hamilton e Perez a ficarem no Q2. A Pole position ficaria com Charles Leclerc.
A tão esperada corrida começou agitada com Max Verstappen a tentar ultrapassar Leclerc na primeira curva alargando a trajetória, não deixando espaço para o piloto monegasco e levando uma punição de 5 segundos, mais atrás Fernando Alonso tentou ganhar algumas posições na partida mas com a pouca aderência acabou por rodar prejudicando Valtteri Bottas e Sérgio Perez que vinham logo atrás, destaque ainda para o toque entre Carlos Sainz e Lewis Hamilton ainda na primeira curva.
Na volta 3, O piloto da McLaren, Lando Norris perdeu o controlo do seu carro batendo no muro e abandonando a corrida, sendo necessária a entrada do Safety Car. Na frente, a luta entre Leclerc e Verstappen pela liderança manteve-se durante toda a corrida, com o piloto da Ferrari liderando o grande prémio após uma excelente ultrapassagem na volta 16.
Na volta 27, mais um Safety Car após um toque entre Verstappen e Russell com danos para os dois carros e uma punição de 5 segundos para o piloto da Mercedes. Tivemos ainda Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg a abandonarem o grade prémio com problemas nos seus carros.
No final da corrida, charles Leclerc foi em busca do segundo lugar ocupado por Sérgio Perez e na ultima volta o piloto monegasco conseguiu mesmo ultrapassar o piloto da Red Bull.
Acaba assim o grande prémio de Las Vegas com Verstappen a vencer, Leclerc em segundo e Perez no ultimo lugar do pódio. Os pilotos seguem agora para Abu Dhabi onde se realizará a ultima prova da temporada.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Fórmula 1