A mais recente sondagem da Universidade Católica dá maioria absoluta à coligação Somos Madeira (PSD/CDS-PP) nas eleições regionais de 24 de setembro.
A confirmar-se a sondagem, Miguel Albuquerque avançará para o seu terceiro mandato à frente do governo regional da Madeira.
O executivo madeirense detém no parlamento 24 deputados, número mínimo que poderá alcançar este domingo, sendo esperado que alcance perto de 30 assentos.
Do outro lado, o Partido Socialista (PS), será o partido com a perda mais representativa na assembleia regional. Segundo a sondagem, os socialistas deverão alcançar 23% dos votos, menos 13 pontos percentuais face ao último ato eleitoral.
No terceiro lugar aparecem o Chega e o Juntos Pelo Povo com sete pontos percentuais, podendo garantir até três lugares no parlamento cada. O Bloco de Esquerda pode estar de regresso à assembleia regional, podendo garantir dois deputados.
Sem representação devem ficar a CDU, que nas últimas eleições conseguiu segurar um lugar, a Iniciativa Liberal e o PAN, que reúnem menos de dois pontos percentuais cada.
Até ao momento, nos 13 atos eleitorais realizados, o arquipélago nunca conheceu outro vencedor senão o PSD, que está na liderança da região desde 1976.
Recorde-se que concorrem às eleições regionais da Madeira deste domingo 13 partidos e coligações.
Texto: Carlos Cardoso
Imagem: DR