Verstappen vence um caótico Grande Prémio da Holanda, Alonso da Aston Martin e Gasly da Alpine completam o pódio.
Arranque limpo para toda a gente com Verstappen a fugir com a liderança da corrida, quando começava a chover. Vários pilotos pararam nas boxes para meter pneus intermédios, com Leclerc a ter uma paragem horrível, pois a ferrari não tinha os pneus prontos.
Alguns pilotos ficaram de fora, Norris subiu a liderança mas perdeu-a logo a seguir para Russel na terceira volta, mas o piloto inglês perdeu rapidamente a liderança pois Pérez tinha melhor ritmo com os pneus intermédios.
Na volta 6 Verstappen subiu a terceiro após ultrapassar Gasly, Alonso subiu ainda a quinto depois de passar Leclerc.
Na volta seguinte Verstappen ganhou mais uma posição e passou para segundo ao ultrapassar Zhou, Sainz passou ainda o colega de equipa que tinha danos no carro, e subiu a sexto.
Com a pista a secar, alguns pilotos aproveitaram para fazer paragem para pneus de pista seca, depois de todas as paragens efetuadas, Verstappen subiu mais uma vez a liderança.
Á volta 16, Sargeant bateu nas barreiras e despertou as bandeiras amarelas e o safety car, o recomeço da corrida aconteceu sem problemas, com Verstappen a fugir com a liderança e toda a gente a manter os seus lugares.
Na volta 24, Ocon subiu a oitavo depois de ultrapassar Magnussen, duas voltas depois Hamilton passou Leclerc e subiu a décimo segundo.
Na vigésima oitava volta, Norris entrou nos lugares pontuáveis depois de passar por Magnussen, o piloto dinamarquês perdeu ainda mais um lugar para Hamilton e caiu para décimo segundo.
Na volta 31, Tsunoda subiu a oitavo depois de passar por Zhou, na volta seguinte o piloto da Alfa Romeo perdeu mais uma posição desta vez para Norris, perdeu mais uma ainda para Hamilton que subiu para os pontos.
Á volta 42, Leclerc abandonou pois estava a andar para trás na corrida e a equipa decidiu parar o piloto monegasco.
Na volta 48, Sainz subiu a quarto depois de passar por Tsunoda, o piloto japonês da Alpha Tauri perdeu depois mais uma posição para Gasly que subiu assim a quinto.
Na volta 52, Alonso voltou aos lugares do pódio após passar por Sainz, Russel tambem passou por Tsunoda e subiu a sexto e Albon a sétimo após também passar o japonês.
Tsunoda perdeu ainda mais três posições, para Ocon, Norris e Hamilton respetivamente, Albon passou ainda Russel e subiu a sexto e Hamilton passou por Norris e passou a estar em nono.
Á volta 58, Hamilton subiu ainda a oitavo passando por Ocon, duas voltas depois passou o colega de equipa, Gasly subiu ainda a quarto ao passar por Sainz.
Com a chuva a regressar os pilotos começaram a parar para os pneus intermédios, com Ocon a meter pneus de chuva de banda azul.
Na volta 63, Pérez seguiu em frente e caiu para terceiro, na volta a seguir Zhou foi as barreiras na curva 1, e abandonou, os pilotos pararam ainda para os pneus de chuva de banda azul, mas a corrida foi interrompida pela bandeira vermelha.
Após duas voltas atras do safety car, a corrida recomeçou numa partida lançada que ocorreu sem problemas com Verstappen mais uma vez a fugir com a liderança.
Caiu ainda uma penalização de 5 segundos para Pérez por ter acelerado demais no pitlane, Russel caiu para último depois de um toque com Norris.
Corridas as 72 voltas, Verstappen venceu uma corrida com condições adversas Alonso e Gasly completam o pódio. Pérez, que perdeu o pódio após penalização, Sainz, Hamilton, Norris, Albon Piastri e Ocon completam o Top 10.
A volta mais rápida e o prémio de piloto do dia foram para Alonso.
A Fórmula 1 regressa para a semana de 1 a 3 de Setembro, com o Grande Prémio de Itália em Monza, com transmissão na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados