A seleção feminina foi derrotada, este domingo, no Campeonato do Mundo feminino, num dia histórico que marcou a estreia portuguesa nesta competição, em encontro da primeira jornada do Grupo E, na Nova Zelândia. O único golo da partida foi apontado por Van der Gragt.
Estava na hora. Portugal fazia a sua estreia no Campeonato do Mundo de futebol feminino. O adversário era, nada mais nada menos, que a vice-campeã do Mundo, a seleção dos Países Baixos.
Antes do início da partida, algumas jogadoras portuguesas não esconderam a emoção por participarem pela primeira vez num Mundial de futebol, ao som da Portuguesa. Jéssica Martins não conteve as lágrimas.
A equipa dos Países Baixos começou por pegar no jogo desde o início da partida e criou o perigo fatal logo à passagem do minuto 13. Van der Gragt, ao segundo poste, cabeceou para o fundo das das redes e marcou o primeiro do encontro. O lance ainda foi anulado por fora de jogo, mas o VAR acabou por confirmar a sua legalidade.
Para além deste momento, a primeira parte ficou marcada por outra sensação de golo, da equipa neerlandesa novamente. Do lado luso, a equipa de Francisco Neto demonstrava grandes dificuldades em ligar o seu jogo. A principal vítima era a guarda-redes Inês Pereira, que segurou o resultado até ao final do primeiro tempo.
A segunda parte parece ter rejuvenescido a equipa portuguesa. Mais ocasiões de perigo, nos pés de Jéssica Martins e Ana Borges, que começaram a subir no terreno.
Foi ao minuto 83 que Portugal dispôs de uma ocasião soberana de igualar o placar. Um lance individual de Telma Encarnação conduziu a bola para o último terço do campo, ultrapassando as adversárias, mas o remate foi à figura da guardiã dos Países Baixos.
A seleção nacional tentou até ao último minuto chegar à área adversária, mas a fraca definição e escassez de oportunidades na primeira parte ditaram a derrota na estreia no Mundial de futebol.
Na classificação, as neerlandesas, vice-campeãs mundiais em título, somam os primeiros três pontos, assim como os Estados Unidos, vencedores por 3-0 face ao Vietname, no sábado. A equipa comandada por Francisco Neto volta a entrar em campo já na quinta-feira, defrontando o Vietname pelas 19:30 locais (08:30 em Lisboa).
Texto: André Soares
Imagem: SAPO Desporto