Portugal defrontou, na passada quinta-feira, um dos anfitriões do europeu sub-21, a Geórgia, num jogo para não ser recordado pela seleção das quinas, que perdeu por duas bolas a zero.
A seleção das quinas veio para este jogo com uma novidade no onze inicial, João Neves, médio dos encarnados estreou-se a titular, num campeonato europeu. Rui Jorge escolheu o esquema tático de 4-4-2 losango para este encontro. Para a Geórgia, foi a primeira participação na competição.
A seleção portuguesa, desde cedo, pôs o seu domínio em campo, obrigando os georgianos a baixar as linhas, pela pressão exercida pela seleção das quinas.
No primeiro lance do jogo nasce o golo da Geórgia. Tsitaishvili , extreto da Geórgia, efetuou um passe longo para as costas da defensa portuguesa, o defesa Tomás Araújo leu mal o lance e perdeu o duelo com Gio Gagua, que atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador no Dinamo Arena.
Portugal respondia com Afonso Sousa a rematar de longe para a defesa de Kutaladze. Já nos minutos de compensação Tsitaishvili bateu o canto oriundo da direita para o interior da área onde encontrou Saba Sazonov sem oposição, cabeceando para o fundo das redes.
Depois de ter sido surpreendido a seleção das quinas fez alterações, metendo Francisco Conceição e Henrique Araújo para os lugares de Afonso Sousa e Vitinha.
Portugal entrava com tudo na partida e, aos 53 minutos, o médio do Ajax, Francisco Conceição esteve perto de encurtar a vantagem dos georgianos.
Nos últimos 20 minutos, Rui Jorge meteu Samuel Costa e Paulo Bernardo para refrescar a equipa e focar mais no ataque, trocando-os por João Neves e Zé Carlos.
Aos 72 minutos, notava-se um efeito positivo para a seleção nacional com um remate perigoso a passar perto da baliza dos Cruzadores.
Para piorar a situação para a seleção portuguesa, Tomás Araújo foi expulso aos 76 minutos depois de ter carregado em falta Gocholeishvili, que ia isolado para a baliza de Celton Biai. Após a expulsão, a missão portuguesa tornou-se impossível e não existiram mais alterações no marcador.
HOMEM DO JOGO
Georgi Tsitaishvili
O Homem do Jogo foi atribuído ao Georgi Tsitaishvili por ter feito duas assistências, no qual encaminhou a sua equipa a conquistar três pontos.
Portugal fica com a tarefa um pouco difícil, pois tem de vencer a Bélgica e os Países Baixos. O próximo jogo está agendado para as 17:00 de sábado, diante dos neerlandeses.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Agência Lusa