De amanhã em amanhã, o aclamado romance de Gabrielle Zevin, que une dois dos mais apreciados escapes da realidade: livros e videojogos.
Esta é a história de Sam e Sadie, duas crianças que se conhecem num hospital e por obra do destino florescem uma amizade através do jogo Super Mario que ambos tentam superar para passar o tempo. Anos depois reencontram-se numa estação de comboios e juntos começam a criar mundos virtuais a partir da humilde casa que partilham, baseando o primeiro jogo ICHIGO nas suas próprias experiências e limitações pessoais. Logo após o seu lançamento, o jogo torna-se um sucesso, o que lhes oferece a oportunidade de formar uma empresa de videojogos, mas também traz repercussões para a amizade que os conecta e ambos são obrigados a enfrentar as adversidades que surgem com a fama.
O livro é uma lufada de ar fresco com mais de cem referências artísticas e de cultura pop extensas que tornam os cenários descritos mais vividos, intensos e imersivos. Demonstra também a complexidade das amizades mais íntimas e profundas e seu desenvolvimento ao arrastar dos anos, de mãos dadas com os jogos que foram criando e aqueles que, noutros tempos, numa pequena sala de jogos de um hospital, lhes permitiu o sabor da intimidade.
Em pouco tempo o livro tornou-se um New York Times Bestseller, foi eleito Best Fiction (2022) do Goodreads Choice Award e está a ser adaptado aos cinemas pela Paramount.
Um romance destinado àqueles que adoram arte, videojogos, universos paralelos e romantizar todas as pequenas coisas da vida.
“O que é um jogo? – disse Marx – É viver de amanhã em amanhã. É a possibilidade de renascimento infinito, de redenção infinita. A ideia de que, se continuarmos a jogar, podemos vencer. Nenhuma perda é permanente, porque nada é permanente, nunca.”
Mariana Ferreira