Max Verstappen conquistou a primeira pole da temporada da Fórmula 1, no Grande Prémio do Bahrein, esta sexta-feira. O piloto da Red Bull bateu o companheiro de equipa, Sergio Perez, e o monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, que terminaram em 2º e 3º, respetivamente.
Q1
Uma bandeira vermelha marcou o início da Q1, devido ao Ferrari de Charles Leclerc estar a perder peças e terem de ser removidas. Acabavam-se as primeiras tentativas, com o 1º lugar a mudar de dono conforme terminavam as voltas.
Feitas as segundas tentativas, os 3 primeiros não mudaram e Sainz leva o melhor tempo seguido de Russel e de Leclerc.
Os eliminados foram Sargeant, Gasly, Magnussen, Piastri e De Vries.
Q2
Verstappen foi mais rápido, nas primeiras tentativas da Q2, seguido de Pérez e Hamilton.
Depois das segundas tentativas Leclerc subiu à primeira posição no final da Q2, seguido de Verstappen e de Russel. Com a ordem baralhada, com a Ferrari, Red Bull, Mercedes e até Aston Martin à mistura. Hülkenberg ainda conseguiu chegar à Q3 com o Haas, na sua primeira qualificação de regresso à F1.
De fora da Q3 ficaram, Norris, Bottas, Zhou, Tsunoda e Albon
Q3
Sem surpresa, a Red Bull dominou a sessão e Verstappen fez a sua 21° pole da carreira, seguido de Pérez, para fazer uma primeira fila da Red Bull, seguidos de uma segunda fila da Ferrari com Leclerc em 3º e Sainz em 4º. Alonso ficou com o 5° lugar, seguido dos mercedes de Russel e Hamilton, respetivamente. Stroll, Ocon e Hülkenberg a fecharam os 10 primeiros.
O grande prémio do Bahrein arranca amanhã pelas 15h com transmissão, em direto, na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados