A II Semana da Ciência decorreu nos dias 19, 20 e 21 de dezembro no Auditório do Pedrinhas. Apresentou como tema a Biodiversidade e contou com a participação de vários docentes da UTAD, assim como de pessoas e entidades externas à academia.
O programa foi composto por palestras sobre os produtos de higiene pessoal e poluentes aquáticos, os peixes e saúde humana, a paleontologia e outras investigações relacionadas com a biologia; além disto, foram lecionados workshops por docentes da UTAD. Decorreram convívios em cafés e contou com a participação de duas tunas utadinas, a Imperialis como abertura do evento e a TransmonTuna no último dia.
“Estas atividades são o que se espera de uma universidade e de um grupo de alunos interessados”, afirma o orador Paulo Rema. O responsável pelas instalações de Aquacultura destaca que são “iniciativas de louvar” e que os professores e pedagogos convidados tentam “fornecer informação sobre as atividades” que se realizam profissionalmente.
A vice-presidente do núcleo Margarida Miranda afirma que estes três dias serviram como uma espécie de “preparação para as Jornadas” para toda a equipa, mais concretamente para o Departamento Pedagógico dirigido por Diogo Garrido. A escolha de oradores teve “prevalência na UTAD” e em “conteúdo importante e relevante” que os participantes pudessem apreciar, afirma o dirigente do departamento.
O evento, de acesso gratuito mediante inscrição, teve boa adesão apesar do receio motivado por decorrer na última semana de aulas. Estudantes do curso organizador, de outros cursos da UTAD e ainda estudantes “do secundário” marcaram presença, permitindo superar as expectativas da organização.
“Ninguém perde em fazer parte disto”, defende o futuro biólogo Pedro Carvalho. O estudante do curso organizador enfatiza a importância destes eventos para os “alunos do primeiro ano” e elogia a organização da II Semana da Ciência, lembrando que permite demonstrar o trabalho realizado na área.
A inclusão de atividades em cafés e de um jantar de Natal no programa permitiram dar a conhecer o lado recreativo que estes eventos podem assumir, incentivando uma maior proximidade entre participantes e atraindo potenciais estudantes.
Texto: Joaquim Duarte
Imagem: NEB