Fevereiro é marcado pelo Dia dos Namorados, uma ocasião com opiniões divergentes. Há quem não goste da data e quem gosta justifica que é nesse dia onde há reafirmação do amor e o renascer a paixão. Mas quem é que gosta garantidamente deste dia? Os comerciantes!
Tal como o dia das crianças, do pai, da mãe, entre outras, esta data comemorativa também foi criada para dar lucro ao comércio, incentivando-o e dando lugar a um grande movimento em estabelecimentos como shoppings e restaurantes.
Claro que presentear a pessoa que amamos não é errado, mas não poderíamos esquecer essa parte materialista e demonstrar o nosso amor com pequenos atos de carinho? As relações tornam-se especiais e o amor destas constrói-se através ações e não só com demonstrações físicas como beijos e abraços. Não é que seja contra estas, muito pelo contrário, quero que sejam cada vez mais intensas e verdadeiras, visto que a sociedade atual está cada vez mais material e capitalista.
Por isso, não deixemos acumular todas as demonstrações de amor do ano apenas para este dia, pois o Dia dos Namorados é todos os dias! Estamos todos sujeitos a alimentar esta viciante indústria do consumo. Afinal o que vale mais? Simbolismo ou dinheiro?
Carolina Castro