Uma iniciativa sustentável que chega à UTAD sobre duas rodas

Uma iniciativa sustentável que chega à UTAD sobre duas rodas

A pensar na sustentabilidade, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, disponibilizará bicicletas à comunidade estudantil para circular dentro do eco campus.

O “Projeto U-Bike, Academia a Pedalar” promove todas as vantagens do uso da bicicleta, desde a sustentabilidade, à aquisição de hábitos mais saudáveis. Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património, mencionou que esta é “uma estratégia para o futuro de um eco-campus cada vez mais sustentável, amigo do ambiente e da melhoria da qualidade de vida”.

Para aderir a esta iniciativa é necessário fazer o requisito da bicicleta que, terá um prazo de seis meses renováveis, consoante a vontade do utilizador.

Este projeto ecológico, financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, confere uma dimensão expressiva e ambiciosa que se pretende refletir à escala nacional.

Com um investimento global de 441752,00 €, este projeto teve início em setembro de 2016. Atualmente, prevê-se que sejam percorridos 2.412.141 km em bicicletas num prazo de um ano, em 26 municípios, o que corresponde a uma poupança de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e à consequente redução de 505 toneladas equivalentes de CO2.

Inês Monteiro

Imagem: Margarida Almeida