UTAD destaca trabalho de investigadoras e professoras no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

UTAD destaca trabalho de investigadoras e professoras no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinalou, na passada sexta-feira, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência destacando o trabalho de uma equipa de 10 professoras e investigadoras no combate à pandemia da covid-19 desencadeada pelo SARS-CoV-2.

As mesmas, durante o primeiro confinamento no auge da pandemia, conseguiram estabelecer o primeiro protocolo para fazerem as análises na UTAD. Com isto iniciaram o seu trabalho no Posto de Colheita de Covid-19 da UTAD anexado no edifício do antigo CIFOP da universidade, no dia 4 de maio de 2020. O complexo está em regime de agenda aberta entre as 9:30 até ao 12:30 para quem necessitar.

As professoras e investigadoras Maria Filomena Adega, Paula Martins-Lopes e Raquel Chaves, entre outras, analisam os testes de covid-19 anteriormente realizados, no Complexo Laboratorial da UTAD onde conseguiram, apenas num dia, chegar a analisar 500 amostras.

Devido ao aumento de casos no país desde o inicio da pandemia e ao trabalho voluntário, desde o aparecimento do vírus até aos dias de hoje, por parte das investigadoras, foi realizado um investimento no equipamento laboratorial. Este equipamento permitiu aumentar a eficácia de análise de amostras, onde outrora se investigavam 94 amostras em seis horas com o novo equipamento investiga-se o mesmo, mas apenas em duas horas.

Desde o começo da pandemia o Centro de Testagem Covid-19 da UTAD realizou e analisou mais de 70 mil testes.

Maria Faria

Imagem: Margarida Almeida