Realizaram-se hoje, dia 9 de fevereiro, duas sessões de teatro direcionadas para os mais jovens, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Vila Real. A primeira sessão iniciou-se às 10h30, e a segunda pelas 14h30, com a representação da Farsa de Inês Pereira.
Edi Gaspar, Mafalda Banquart e Tiago Jácome deram vida às personagens da obra. A peça de Gil Vicente, o autor desta farsa, foi criada a partir de um ditado popular: mais quero asno que me leve, do que cavalo que me derrube, para provar que as suas obras não eram plagiadas.
Antes do desenrolar da história, os protagonistas enalteceram as mulheres no mundo do teatro. O início da peça foi marcada por comédia e várias interações com o público.
Inês Pereira uma jovem moça, pretensiosa e desejosa em casar, recusa um homem do povo, Pêro Marques. A jovem Inês deixou-se iludir pelas aparências e acabou por se casar com Brás da Mata, o escudeiro. Este obriga-a a estar fechada em casa e a fazer o que ela tanto detestava.
Este espetáculo gratuito, com a duração de 45 minutos, foi destinado a alunos do 9º e 10º anos, mas também a qualquer público maior de 12 anos.
Bruna Mendes
Imagem: Teatro Municipal de Vila Real