Debate entre IL-PAN

Debate entre IL-PAN

Na tarde do dia 7 de janeiro de 2022, o presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, e a líder do Pessoas–Animais–Natureza (PAN), Inês Sousa Real, estiveram frente a frente para mais um debate entre candidatos às eleições legislativas 2022, moderado pela jornalista Rosa de Oliveira Pinto.

A relação entre o ambiente e a economia foi o foco principal do encontro, onde o debate ficou marcado por debater, tanto, questões ambientais e o crescimento económico, como a transição ambiental, a ferrovia, o SNS e o IRS.

“A preocupação ambiental é a preocupação número um, provavelmente em conjunto com o bem-estar animal, do PAN. A preocupação número um da Iniciativa Liberal é o crescimento económico.” Afirma o candidato da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, após Inês Sousa Real confirmar que o PAN se assume como um partido progressista, que “trouxe causas fundamentais para a Assembleia da República.”

Em relação à transição climática, Sousa real afirma que esta é inevitável e que o PAN é um partido preocupado com as gerações futuras e em deixar um país no qual os jovens tenham qualidade de vida para viver. Cotrim de Figueiredo recusa que a emergência climática seja, efetivamente, uma emergência: “Parece que estamos perante algo que é preciso tratar com uma urgência tal, que todos os custos são justificados. Não são.”

No que concerne ao SNS, João Cotrim diz que se transformou num “serviço de acesso universal a listas de espera e a dificuldades de atendimento”, já Inês Sousa, diz que o PAN tem uma “visão diferente” da reforma do SNS. Afirma que a IL quer a privatização, algo que que Cotrim nega, e que o PAN quer uma reforma de maior prevenção.

A IL prevê o alargamento “substancial” da ferrovia nacional e o PAN quer rever os escalões do IRS, passando de sete para nove.

“A economia não pode continuar a tratar os recursos como se fossem infinitos, quando na verdade eles são finitos. Sob pena de estarmos a explorar todos os recursos do nosso país, qualquer dia não vai haver economia que aguente”, disse Sousa Real, e Cotrim Figueiredo concordou.

Maria Faria