Uma guerra cultural em forma de debate: Rui Tavares e Francisco Rodrigues dos Santos no frente a frente

Uma guerra cultural em forma de debate: Rui Tavares e Francisco Rodrigues dos Santos no frente a frente

O fundador do Livre, Rui Tavares, e o líder do CDS estiveram frente a frente num debate transmitido pela CNN Portugal. As divergências em matéria fiscal e de educação foram temas que marcaram o debate entre Francisco Rodrigues dos Santos e Rui Tavares.

O rendimento básico incondicional, defendido pelo Livre, foi o primeiro ponto de discórdia entre os dois candidatos, e o líder do CDS acusa o programa do Livre de ser “uma fábrica de impostos” e não deixou de fora as polémicas em torno de Joacine Katar Moreira no parlamento. “É um Joacinismo que continua no Livre, embora a Joacine tenha saído do Livre, o Livre não sai da Joacine”, acusou Rodrigues dos Santos.

Da economia para a educação a troca de acusações continuou e Rui Tavares acusou o líder centrista de instigar uma ‘guerra cultural’, e de fazer da ideologia de género um “bicho papão”. Francisco Rodrigues dos Santos contra-argumentou dizendo que o ‘laicismo radical’ é uma forma de intolerância religiosa.

Se duvidas houvesse, o Livre voltou a deixar claro que apenas aceitará fazer parte de uma solução governativa à esquerda. Já o CDS não coloca a hipótese de repetir a fórmula utilizada nos Açores e diz que vai trabalhar para uma maioria de extrema direita.

Letícia Ribeiro