Leão afia as garras da luta pelo título na espada do rei

Leão afia as garras da luta pelo título na espada do rei

Em jogo a contar para a jornada 15 da liga portuguesa, o Sporting venceu o Vitória SC por 4-1 em Guimarães.

O Sporting que vinha de uma vitória frente ao Santa Clara para a taça, esperava com este jogo aproximar-se do rival Porto na luta pelo título.

Rui Borges, na volta a casa após um ano do último jogo no comando do Vitória, promoveu três alterações no onze, com a entrada de Rui Silva, Ricardo Mangas, também de volta a uma casa onde já fora feliz, e Ioannidis nos lugares de João Virgínia, Matheus Reis e Alisson Santos.

O Vitória que vinha de um desaire em casa para a taça, tentava voltar aos triunfos. Luís Pinto para este jogo promoveu quatro alterações, com a saída de Charles, Óscar Rivas por lesão, Lebedenko e Nelson Oliveira, com a entrada de Juan Castillo, Thiago Balieiro na estreia a titular na liga, João Mendes e Alioune Ndoye.

O jogo começou melhor para o Sporting que dominou os primeiros 20 minutos, criando perigo em três ocasiões. Logo no minuto 31’, o Sporting aproveita um erro crasso de Samu e sai no contra-ataque, com um cruzamento da ala direita, Trincão coloca a bola no poste, e na recarga acaba mesmo por fazer o 1-0.

Ao minuto 36’, um remate perigoso de Noah Saviolo mostrava que o Vitória não se deixaria cair tão facilmente em casa. No entanto, com uma jogada digna de ser hino do futebol espetáculo, cruzamento de Ricardo Mangas para um cabeceamento perfeito de Ioannidis e estava feito o 2-0 no D. Afonso Henriques.

À entrada da segunda parte e na tentativa de mudar algo no jogo, Luis Pinto faz duas alterações, colocando em campo Telmo Arcanjo e Diogo Sousa a suplantar Oumar Camara e Mitrovic.

Ao minuto 50’ a resposta vitoriana. Bola colocada no recém entrado Telmo Arcanjo que remata para um golo onde Rui Silva fica mal na fotografia , a deixar passar a bola por entre as mãos. Ao minuto 63 após um livre e bola colocada no coração da área por João Simões, uma má investida de Juan Castillo leva a um autogolo do mesmo. 

O Vitória mesmo a perder continuava a atacar e a ser puxado pela sua massa adepta, levando a crer que ainda era possível um resultado semelhante ao da época passada (4-4).

Aos 78 minutos e após remate de Luís Suárez defendido pelo guardião vitoriano, Maxi Araújo aproveita e fecha o resultado no 4-1. 

O jogo ainda ficou marcado pelo vermelho de Nelson Oliveira aos 87 minutos, após entrada negligente sobre Hjulmand e com os desacatos entre ambas as equipas a render cartões a Hjulmand e Fresneda, este que falhará o jogo em Vila do Conde. 

O Sporting reduz assim a desvantagem para o Porto para apenas 5 pontos, e desloca ao reduto do Rio Ave no próximo jogo. 

O Vitória passará o Natal em 8º e continua na luta pela Europa, a apenas 5 pontos do Gil Vicente, atual 4º classificado.

Texto: Rúben Fernandes

Imagens: @SportingCP