É já hoje, dia 29 de julho, que o ‘Do Lado do Verão’, projeto do Teatro de Vila Real, exibe “A Savana e a Montanha”, na Praça Cénica, às 22h00.
Lançada a 18 de maio de 2024, a longa-metragem de Paulo Carneiro junta a ficção e o documentário para retratar a luta dos habitantes de Covas de Barroso, pertencente ao município de Boticas, contra a instalação da maior mina de lítio a céu aberto da Europa. O projeto, da empresa britânica Savannah Resources, ameaçava transformar por completo a paisagem e colocar em risco o território e a vida do povo barrosão, que se une em defesa do seu território.
Produzido pela BAM BAM Cinema, em Portugal, em co-produção com La Pobladora Cine, de Alex Piperno, no Uruguai, a obra é feita “de pessoas para pessoas”, é “audaz” e marca “um grito de resistência” para o presente e o futuro.
O filme tem sido exposto em vários festivais internacionais como O Festival de Cannes, aquando da sua estreia, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, SEMINCI – Valladolid International Film Festival, Filmfest Hamburg, Lima Alterna International Film Festival, Directors’ Fortnight: Los Angeles e MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, entre outros.
O filme tem duração de 77 minutos e é destinado a maiores de 12 anos. A entrada é gratuita.
Irene Silva
Imagem: Direitos Reservados