Este domingo, no estádio da Luz, Portugal venceu a seleção escocesa, com golos de Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, rumando assim ao 1º lugar do seu grupo na Liga das Nações.
O onze inicial de Roberto Martinez contou com 4 alterações em relação à vitória no jogo anterior, frente à Croácia: Nélson Semedo no lugar de Diogo Dalot, António Silva em vez de Gonçalo Inácio, para não falar das saídas de Vitinha e Cristiano Ronaldo para as entradas de João Palhinha e Diogo Jota, respetivamente.
Já do lado da Escócia, Steve Clarke não realizou nenhuma alteração em relação à derrota no último jogo, contra a Polónia.
O jogo começou com Portugal a ter alguma posse de bola, mas logo aos 7 minutos observou-se um grande revés: Scott McTominay, depois de um livre lateral, abre o marcador para a seleção visitante.
Depois desse golo, a 1º parte foi de sentido único. A seleção portuguesa colecionou oportunidades e não deixou o adversário respirar com bola, pressionando de uma forma bastante efetiva. Mas faltou o mais importante, empatar o placar. Embora tenham havido bastantes tentativas (destacando-se jogadores como Rafael Leão e Bruno Fernandes), as mesmas pararam todas ou nas defesas de Angus Gunn, guarda-redes da Escócia, ou nos centrais escoceses, que estavam todos em linha baixa.
Ao intervalo, Roberto Martinez fez duas alterações em vista a reviravolta na partida: Cristiano Ronaldo entrou no lugar de Pedro Neto e Rúben Neves no lugar de João Palhinha.
A 2º parte começou como acabou a primeira, com Portugal a dar um completo massacre. Mas aos 54 minutos entra uma figura que já estava a merecer o protagonismo no jogo. Bruno Fernandes, de fora da área, faz um grande remate e empata o resultado.
Depois do golo, a Escócia começa a aparecer e a criar algum perigo, destacando-se o remate de McTominay que bateu na defesa portuguesa. No entanto, a partir dos 70 minutos, o jogo voltou à linha inicial e a seleção das quinas voltou a carregar sobre a Escócia. Aos 78 minutos, João Félix e Cristiano Ronaldo fazem dois remates onde o golo era quase garantido, mas a figura de Angus Gunn apareceu de novo e não deixou a mudança acontecer.
Até que o momento chegou. Depois de um cruzamento teleguiado de Nuno Mendes, Cristiano Ronaldo assumiu a responsabilidade e deu a vitória a Portugal aos 88 minutos, num jogo que parecia quase destinado ao empate.
Com este resultado, Portugal chega aos 6 pontos e lidera assim o seu grupo na Liga das Nações.
Homem do jogo
Para além de ter marcado o golo do empate, metendo de novo Portugal na discussão do resultado, foi por ele que todo o jogo português passou, no meio campo, e na criação de oportunidades para a equipa.
Texto: Bruno Gomes
Imagem: UEFA