Vila Real comemora mais uma vez o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Vila Real comemora mais uma vez o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O município de Vila Real associou-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, instituído pela ONU no final de 2007 e celebrado pela primeira vez em 2 de abril de 2008. As celebrações tiveram início no dia 1 e acontecem até ao próximo dia 21 de abril.

De 1 a 7 de abril, numa ação conjunta, os edifícios dos Paços do Concelho de Vila Real e do Nosso Shopping estão iluminados de azul numa manifestação de apoio ao Movimento “Light It Up Blue”, uma iniciativa global que consiste na consciencialização da população acerca do Autismo de modo a diminuir e eliminar preconceitos contra pessoas afetadas por esta perturbação (PEA).

A Vereadora do Pelouro de Ação Social e Igualdade, Mara Minhava, realça que “O autismo afeta milhares de pessoas em Portugal e o Município de Vila Real, não poderia deixar de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, organizando e sendo parceiros em diversas atividades e iniciativas, que se irão realizar durante o mês de abril, que servirão para aumentar a sensibilização, a conscientização e promover a compreensão para o autismo”.

O diagnóstico para este transtorno é efetuado quando se verificam dificuldades na comunicação, na interação social, no comportamento, nos interesses e nas atividades e, tendencialmente, é feito entre a infância e a idade escolar. Como tal, de modo a promover a inclusão e o conforto destas pessoas, desde 1 de abril, estão a ser disponibilizados Fones Abafadores de Ruído, para empréstimo, na entrada do Nosso Shopping. Para além disto, no mesmo espaço, nos sábados de abril, realizar-se a “Hora Tranquila” entre as 10h e as 11h.

As comemorações vão contar ainda, a 6 de abril, com uma sessão de cinema azul adaptada, a 10 de abril, uma largada de balões azuis na Avenida Carvalho Araújo e, a 20 e 21 de abril, a colocação de uma banca no Nosso Shopping com material da APPDA de Vila Real para venda.

José Afonso

Imagem: Direitos Reservados