Saber dizer “não”

Saber dizer “não”

Saber dizer “não” é uma das habilidades mais valiosas que podemos desenvolver nas nossas vidas. Embora muitas pessoas evitem dizer “não”, pois é algo que é encarado como negativo, o ato de recusar algo é fundamental para o nosso bem-estar mental, emocional e físico.

Saber recusar algo na altura certa, é saber estabelecer limites saudáveis, mas também promove o autocuidado e fortalece os relacionamentos interpessoais. Vivemos numa sociedade onde a cultura de gratificação para com o outro e a sobrecarga de atividades é predominante. Quantas vezes damos por nós, sem tempo na nossa agenda, e ainda assim, se alguém nos pede algo, a nossa tendência é de aceitar, fazendo com que, por vezes, não tenhamos tempo para fazer algo que era importante para nós, só para conseguirmos agradar o outro.

É importante reconhecermos que não podemos fazer tudo, nem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O dizer “não” é um ato de autoconsciência e autorrespeito, permitindo-nos, assim, priorizar as nossas necessidades e objetivos.

Dizer “não”, não significa que somos egoístas, ou que não nos importamos com aqueles que nos rodeiam, dizer “não” é uma forma de sermos honestos com nós próprios e com os outros, sobre os nossos limites e capacidades.

Aprender a dizer “não” é mais do que uma habilidade, é reconhecer e estabelecer os nossos próprios limites, e devemos incutir esta mentalidade nos mais novos o mais cedo possível.

Juliana Gomes