A desinformação, a ansiedade climática, o papel da inteligência artificial na educação e o impacto da literacia e da informação na utilização de ferramentas digitais foram os temas que marcaram o passado dia 13, Dia do Pensamento Crítico, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta 5ª edição do evento, contou com a participação de cerca de 70 alunos e 20 docentes, dos ensinos secundário e universitário.
Divididos em grupos cooperativos e multidisciplinares, os alunos refletiram e pensaram de forma crítica nestes cenários, analisando toda a sua complexidade. O papel dos professores tutores e especialistas foi fulcral para lhes fornecer ferramentas aplicáveis às competências e disposições do pensamento crítico e criativo na resolução dos problemas apresentados. No final, cada grupo propôs e apresentou as suas soluções.
As melhores propostas para cada cenário vão representar a UTAD no Dia do Pensamento Crítico Interinstitucional, que decorrerá na Universidade Lusófona de Lisboa, a 19 de abril. Na final deste concurso participam mais nove instituições de ensino superior públicas e privadas.
O Dia do Pensamento Crítico é uma iniciativa da CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico. Esta rede é liderada pela UTAD e, de Norte a Sul, até às ilhas, tem como objetivo desenvolver competências-chave que capacitem os estudantes para os desafios globais do século XXI, tornando-os capazes de pensar e agir criticamente perante a realidade em que se encontram inseridos.
Imagem: UTAD