Futuros geneticistas voltam a trazer “nuestros hermanos” à UTAD

Futuros geneticistas voltam a trazer “nuestros hermanos” à UTAD

Decorreram no Geociências, entre 13 e 15 de março, as XVI Jornadas/VI Jornadas Ibéricas de Genética e Biotecnologia, organizadas pelo ADNGB – Núcleo de Estudantes de Genética e Biotecnologia (G&B) e com a participação do curso de Biotecnologia da espanhola Universidad de León.

Miguel Ferreira, atual Presidente do ADNGB, realça a importância destas Jornadas para cada estudante, afirmando que “é com as Jornadas que conseguimos ver melhor o que queremos para o futuro e como as coisas funcionam no mundo laboral” e que “sonhar e concretizar aquilo que nós queremos é muito importante, até porque na nossa área teremos muitas desilusões a nível de investigação”.

Sobre a organização do evento, a atual Presidente de Multimédia, Estefânia Vargas, regressa à organização mas arrecada mais responsabilidades e trabalho do que quando era Vogal no anterior núcleo. Defende que “é sempre bom contribuir para os estudantes” e que as respostas aos workshops e às palestras foram positivas. Por sua vez, as comunicações orais tiveram uma receção mais mediana devido às capacidades oratórias de cada investigador e o método digital de exposição dos posters ainda não é consensual. Também o custo de 22 euros pela participação presencial – 17 euros pela presença online – nos três dias foi tido com algum desagrado.

Esta edição contou com uma pequena feira de quatro empresas, inclusive com a participação de atuais profissionais que tiraram a licenciatura no curso de G&B. Francisco Morinha, por exemplo, foi aluno estreante da licenciatura e fundou a Morinha Lab, um laboratório de Biodiversidade e Genética Molecular; “o objetivo é ser uma inspiração para os estudantes”, refere. Sobre a passagem de estudante a orador e a participação da empresa nestas Jornadas, Morinha denota-se orgulhoso de como “o nosso percurso está a ser reconhecido”, realçando a “equipa fantástica” que tem a dispor – que também conta com licenciados no curso – e a certeza de que pela plateia “haverá muitos futuros trabalhadores muito bons”. Também a NIMGenetics e a BMKGENE marcaram presença com profissionais licenciadas no curso, permitindo a partilha de histórias e de momentos entre os antigos e os atuais estudantes. Além destas empresas, também a Alfagene se apresentou com montra. “Estas empresas mostraram interesse em participar nestas Jornadas e temos todo o orgulho em recebê-las, a participação delas é enriquecedora para o curso”, destaca o Presidente do núcleo.

André Pedrosa, estudante do primeiro ano da licenciatura, refere que o evento é “interessante” e que, “embora ainda não perceba tudo que está a ser falado”, “dá para aprender e conhecer pessoal”. Já Simão Carvalhinha, estudante finalista, refere o “muito bom” contacto com a Universidad de León mas que “é melhor para eles que para nós” devido à possibilidade anual de visita dos espanhóis à UTAD enquanto que a visita portuguesa apenas se realiza bianualmente.

Além destas atividades, o evento contou ainda com Mesa Redonda, comunicações empresariais, prémios, coffee breaks e um jantar. Com cerca de 180 inscritos portugueses e espanhóis, também as palestras foram em português, em espanhol e em inglês.

Joaquim Duarte

Imagem: ADNGB