UTAD CUP está de volta

UTAD CUP está de volta

A primeira fase da competição teve início no passado dia 28 de fevereiro. Evento que reúne alunos de doze cursos diferentes encontra-se subdividido em três modalidades, sendo elas Futsal, Basquetebol e Voleibol.

São cerca de duzentos os inscritos no regresso da UTAD CUP, evento em suspenso desde 2020, ano em que brotou a pandemia da Covid-19 e onde a competição foi obrigada a parar devido ao confinamento.

No rescaldo da primeira quarta-feira da competição, o futsal foi a modalidade a abrir o evento, na sua fase de grupos. Em competição, estiveram os cursos de Turismo, Design Sustentável e Engenharia Biomédica, no Grupo I; e os cursos de Desporto, Educação Básica e Engenharia Agronómica, referentes ao Grupo II.

Em declarações prestadas ao jornal académico ‘O Torgador’, Diogo Gomes, Vice Presidente para o Desporto, afirma que não esteve presente na última vez em que se realizou a UTAD CUP, por ainda não ser estudante universitário, em 2019, mas, refere que, “já tinha alguma envolvência no meio académico de Vila Real e da UTAD”.

Realçou, ainda, que a competição une as pessoas e os estudantes ao desporto e à prática de exercício, enquanto fomenta uma rivalidade saudável entre os cursos que competem entre si nas mais variadas modalidades.

Para Diogo Gomes, a adesão ao evento foi bastante positiva e inesperada, já que compreende alguma dificuldade em mobilizar alunos para cada modalidade.

Os membros da equipa vencedora de cada uma das três modalidades em competição serão premiados, individualmente, com um bilhete diário para a Semana Académica da UTAD, a realizar em abril deste ano. A somar, o núcleo de estudantes dos respetivos alunos nessas mesmas equipas também receberá uma grande recompensa: a gratuitidade do aluguer da barraca nessa mesma Semana Académica.

No final da competição, haverá ainda lugar à premiação da melhor equipa da UTAD CUP, que será compensada com um barril de cerveja para o núcleo de estudantes referente e uma pulseira de acesso geral à Semana Académica para cada um dos elementos da equipa.

O evento realizar-se-á todas as quartas-feiras, às 16 horas e durante seis semanas, entre os dias 28 de fevereiro e 17 de abril de 2024, na Nave dos Desportos dentro do campus da UTAD.

Na próxima quarta-feira, dia 6 de março, arranca a fase de grupos na modalidade de Voleibol.

Texto: André Soares, Carlos Cardoso e Marcos Vilaça
Imagem: AAUTAD