Começou, oficialmente, este fim de semana, a temporada 2024 da Fórmula 1, com os treinos livres a deixarem toda a gente na expectativa para a primeira qualificação do ano, uma vez que não houve nenhuma equipa dominante durante os treinos.
Na primeira parte da qualificação, a Ferrari foi a primeira equipa a entrar em pista, curiosamente, com pneus de mistura média, mas foram os pneus macios a brilharem no Q1 com Carlos Sainz a fazer a volta mais rápida. Como surpresas, tivemos a Aston Martin de Lance Stroll com o segundo tempo mais rápido da sessão e os dois carros da Haas a passarem para o Q2, eliminados do Q1 ficaram os dois carros da Alpine nas duas ultimas posições, a Williams de Logan Sargeant e os dois carros da Sauber.
No Q2, já com a pista em melhores condições, os pilotos tinham pressa para fazer as voltas que lhes dariam acesso ao Q3, várias equipas passaram pela primeira posição mas acabou por ser Charles Leclerc a fazer o tempo mais rápido da segunda parte da qualificação, eliminados no Q2 ficaram os dois Racing Bulls, a Haas de Kevin Magnussen e a Williams de Alex Albon. Vale destacar a presença de Nico Hulkenberg no Q3 com o sexto melhor tempo.
Por fim, no Q3 conseguimos observar uma pista mais lenta, com o inicio da sessão a ter tempos mais altos do que os observados no Q2, Verstappen acabou por fazer a volta mais rápida e conquistou assim a primeira Pole Position da temporada, temos então a ordem da grelha de partida com Verstappen na Pole, Leclerc em segundo e Russell em terceiro.
Revê aqui a prestação final de Max Verstappen:
Imagens SPORT TV
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Red Bull Racing