GD Chaves 1×5 FC Arouca – Um resultado que espelha a época flaviense

GD Chaves 1×5 FC Arouca – Um resultado que espelha a época flaviense

Na abertura da 24º jornada da Liga Portugal, o Chaves recebeu na sua casa a formação arouquense, no que viria a ser um completo massacre. Com este jogo, a equipa transmontana pretendia aproximar-se dos lugares fora da linha de água, mas viu os seus planos serem adiados por uma grande atuação da equipa do Arouca.

Na equipa flaviense, Moreno apostou num 3-4-3, tal como no jogo anterior, no empate com o Estrela da Amadora, mas mudou algumas peças no onze titular: destaca-se a troca do central e capitão Steven Vitória pelo central Vasco Fernandes e a principal surpresa – a saída do goleador Hector Hernández para a entrada de Leandro Sanca.

No lado da equipa de Daniel Sousa, o mesmo não fez nenhuma troca na formação e também manteve os jogadores no onze inicial do último jogo, na vitória caseira frente ao Famalicão, com o intuito de manter a boa fase da equipa, com o destaque para o ponta-de-lança espanhol, Rafa Mújica.  

Numa primeira parte bastante disputada, observou-se algum domínio inicial por parte da equipa da casa, que conseguiu manter mais a bola. Aos 16 minutos, o Chaves abre o marcador com um grande golo por parte do médio Raphael Guzzo, após o aliviar de uma bola na área do Arouca depois de um canto batido por Kelechi.

No entanto, a alegria do golo flaviense duraria pouco: aos 27 minutos, Bruno Rodrigues lesiona-se e é substituído por Steven Vitória.

Durante o resto da primeira parte, o Arouca começou a ter um domínio muito grande nas ações do jogo, tendo algumas oportunidades. Ao minuto 35 do jogo, a equipa forasteira empatou o marcador, com um golo de Cristo González, numa grande desorganização defensiva da equipa do Chaves.

Perto do intervalo, o Arouca ainda conseguiu marcar o segundo golo com um grande contra-ataque protagonizado por Tiago Esgaio, para um grande remate de Rafa Mújica, que se aproxima do topo da tabela dos melhores marcadores do campeonato, indo o jogo para o descanso com uma reviravolta no marcador.

Já na segunda parte, depois de uma troca por parte de Moreno ao intervalo para tentar mudar o resultado, o Chaves entra completamente apático e a equipa arouquense marca 3 golos de rajada, por parte de Jason (47’), Rafa Mújica (49’) e Morlaye Sylla (53´), respetivamente. Protagonizava-se, assim, um massacre à equipa da casa.

Depois dos golos, o Chaves viria a dominar, em parte, o jogo, tendo algumas oportunidades, destacando-se as bolas aos ferros por parte de Bernardo Sousa e João Correia, respetivamente. Para além disso, Arruabarrena ainda foi a tempo de fazer duas boas defesas. No entanto, estas oportunidades deram-se numa altura em que o Arouca já descansava parte da equipa, tendo feito as substituições, e mesmo assim não alterando o placard.

Com este resultado, o Arouca aproximou-se do Moreirense, na luta por um lugar europeu, mantendo-se no 7º lugar, enquanto a equipa transmontana se mantém no penúltimo lugar na tabela classificativa, podendo até ser ultrapassada pelo Vizela este fim de semana e ficar na lanterna vermelha do campeonato.

HOMEM DO JOGO
Rafa Mújica

Depois de um grande jogo do Arouca com várias figuras importantes, o principal destaque vai para o ponta-de-lança espanhol, que marcou dois golos e ainda construiu vários dos ataques do Arouca.
O espanhol aproxima-se, assim, do topo da lista de marcadores do campeonato.

Texto: Bruno Gomes
Imagem: RTP