FUTEBOL – FC Porto 1 – 0 GD Chaves – Flavienses terminam 2023 com uma derrota

FUTEBOL – FC Porto 1 – 0 GD Chaves – Flavienses terminam 2023 com uma derrota

O Chaves perdeu novamente, esta noite, frente ao Futebol Clube do Porto, por 1-0 em jogo a contar para 15ª jornada da Liga Portugal.

O Chaves chegou a esta partida com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos. O Porto chegou, também, com uma derrota para o campeonato, mas com três vitórias nos últimos cinco jogos. Na classificação, o Chaves chegou em último lugar, estando o Porto na terceira posição.

Logo após o apito inicial os Super Dragões, claque do FC Porto, desceu um pano em homenagem a Pinto da Costa, que celebrou ontem o seu aniversário.

O Porto teve o ímpeto inicial e logo ao segundo minuto Wendell carregou a bola para dentro da área e cruzou para a cabeça de André Franco, que falhou a baliza.

À entrada para o minuto 20, os flavienses consumaram a primeira chegada à baliza portista, quando Bruno Langa, a partir da esquerda, cruzou para a área, para corte de Zé Pedro. O consequente canto não deu frutos ao Chaves. O primeiro remate transmontano surgiu poucos minutos depois, em contra-ataque, porém, Hector Hernández viu o seu remate bloqueado pelos dragões.

O primeiro cartão do jogo surgiu ao minuto 25, para o Chaves, em sequência de protestos com o árbitro. Rúben Ribeiro pediu falta ao árbitro e viu-se condicionado para o resto do jogo.

Poucos minutos depois instaurou-se uma confusão, após uma falta portista. Toni Martinez reclamou da mesma, Rúben Ribeiro reagiu atirando a bola a João Mário. O jogador de 36 anos do Chaves escapou a expulsão.

Ao minuto 41, gritou-se pénalti nas bancadas, mas o árbitro deu amarelo a Toni Martinez por simulação, o primeiro do Porto na partida.

A grande oportunidade da primeira parte surgiu ao minuto 44, num lance bem construído pelo lado direito da ofensiva portista, Pepê recebeu a bola na zona de penalti e até bateu Rodrigo Moura, mas surgiu João Correia, em cima da linha, para tirar o golo ao avançado brasileiro, já em cima da linha de golo.

Ao intervalo, o domínio portista é visível em campo. O Chaves defendeu com os 11 e tentou algumas saídas em contra-ataque, sem conseguir abrir o marcador.

As equipas regressaram dos balneários e continuou o domínio do Porto. Perto do minuto 50, o árbitro interrompeu um ataque do Porto para dar cartão amarelo a Bruno Rodrigues. No lance seguinte, Alan Varela fez uma entrada dura sobre Sanca e viu, também, a cartolina amarela.

O primeiro golo da noite surgiu pelo pé de João Mário, que recebeu a bola já dentro da área, puxou para o pé esquerdo e rematou cruzado para o fundo das redes. O passe para golo foi de Pepê, que recebeu de costas, virou e passou com tranquilidade.

As primeiras substituições surgiram depois da hora de jogo, com ambos os treinadores a mexer. À procura de mudar o resultado, Moreno colocou Benny e Jô Batista em campo, tirando Kelechi e Héctor Hernández. Apesar do golo, Sérgio Conceição não estava a gostar do que estava a ver no ataque e decidiu colocar em jogo Evanilson, Francisco Conceição e Galeno, saíram Taremi, o amarelado Alan Varela e Toni Martínez.

Num lance de perigo para o Porto, Rodrigo Moura defendeu o remate de André Franco e, na recarga, Francisco Conceição rematou a raspar o poste flaviense.

Os melhores lances do Chaves surgiram já perto do fim, Rúben Ribeiro cruzou da ala direita para a área e Benny, isolado, cabeceou diretamente para a barra. Poucos minutos depois, do outro lado, Langa cruzou para Jô Batista, à entrada da área. O ponta de lança natural brasileiro obrigou Diogo Costa a uma defesa complicada, mas o marcador manteve-se igual. Já no último lance, o treinador do Chaves, Moreno queixou-se de penalti por mão na área, de Zé Pedro.

O Porto nunca tirou o pé do travão e criou várias oportunidades, sem nunca encontrar as redes flavienses. Apesar de algumas oportunidades nos minutos finais, o marcador não se voltou a alterar e o Chaves perdeu novamente, a terceira consecutiva. Os flavienses mantêm-se, então, no último posto. Com esta vitória, o FC Porto somou mais 3 pontos, fazendo um total de 34, e encostou-se pontualmente ao Sporting, que joga amanhã.

Homem do jogo
João Mário

Menção honrosa para Pepê, que deu a assistência e organizou o jogo portista no último terço, aparecendo várias vezes em zona de finalização, mas João Mário, o autor do golo foi mesmo o melhor, deu largura ao ataque do Porto, criou várias oportunidades de perigo e acabou mesmo por finalizar o único golo da noite.

Do lado transmontano, o melhor em campo foi o capitão, João Correia. Apresentou grande disponibilidade física para fazer o flanco todo, muitas vezes sendo a referência ofensiva do lado direito flaviense, nos poucos ataques do Chaves. Defensivamente, parou alguns dos cruzamentos de Wendell e fechou ao máximo aquele flanco.

O TORGADOR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Já na conferência de imprensa, em resposta à pergunta “como antevê o próximo ano 2024?” d’O Torgador, Moreno respondeu:

“Com dificuldade, vamos perder alguns jogadores para a CAN em janeiro, Guima, Langa e o João Correia, temos atletas de fora por lesão, estamos numa situação desconfortável na classificação. Sou o mais sério possível com os sócios do GD Chaves, vai ser um ano difícil.”

Moreno, Treinador do GD Chaves

Em resposta à pergunta, ”Esta noite vimos o Francisco, o Zé Pedro, o João Mendes, em grande plano, que subiram dos B’s. O plano para 2024 é manter esta entrada dos jovens da equipa B na equipa principal?” d’O Torgador, Sérgio Conceição disse:

“Nós não lançamos jogadores jovens da equipa B só por lançar, é por necessidade, por mérito, há treinos entre a equipa A e a equipa B e há uma série de jogadores que podem ser chamados de um momento para o outro, porque os conheço bem, e com mérito jogaram o João, o Zé Pedro, o Francisco, o Danny, o Gonçalo. Há muitos da equipa B no plantel. Mérito para os treinadores que proporcionaram essa evolução neles e depois cabe-me a mim escolher, trabalhá-los dentro daquilo que é a nossa ideia de jogo.”

Sérgio Conceição, Treinador do FC Porto

O próximo jogo dos Flavienses é já no novo ano, a dia 7, frente ao Famalicão, em Vila Nova de Famalicão, na SportTV 1, às 20:30. Já os Portistas regressam dia 5, no derby da Invicta, frente ao Boavista, no estádio do Bessa, pelas 20:30, com transmissão em direto na SportTV 1.

Texto: Gonçalo Sousa e Tomás Diniz
Imagem: O Torgador