Verstappen venceu a ultima corrida da temporada em Abu Dhabi e fecha uma incrível época. Leclerc da Ferrari e Russel da Mercedes completam o Top 3.
Arranque limpo para toda a gente, Verstappen manteve a primeira posição apesar de vários ataques de Leclerc.
Na volta 3, Pérez recuperou o nono lugar após passar Hamilton, na volta seguinte, Norris passou o colega da equipa e subiu a terceiro.
Á volta 11, após várias voltas em batalha, Russel passou Piastri e subiu a quarto, na volta a seguir, Pérez ultrapassou Gasly e subiu a oitavo.
Na vigésima volta Piastri e Alonso passaram Bottas e subiram a oitavo e nono respetivamente. Na volta a seguir, Verstappen passou Stroll que ainda nao tinha parado e subiu a segundo.
Na volta 22, Russel passou Sainz e subiu a terceiro, e Ricciardo passou para décimo primeiro após ultrapassar Bottas, logo a seguir Sainz perdeu mais uma posição desta vez para Norris.
Na vigésima quinta volta, Pérez passou Alonso e passou a ser sexto. Na vigésima oitava, o mexicano da Red Bull ultrapassou Piastri e passou a ser quinto. Na volta a seguir, Stroll subiu aos pontos depois de passar por Ricciardo.
A partir da volta 33 os pilotos efetuaram as segundas paragens. Na volta 37, Norris subiu a sexto. Leclerc subiu a terceiro após passar Tsunoda. O japonês perdeu depois mais uma posição para Russel.
Ainda na volta 39, Ocon caiu para décimo depois de ser ultrapassado por Piastri e Sainz. Na volta 42, Norris subiu a quinto e Alonso subiu aos pontos, Hamilton subiu também aos pontos depois de passar Ocon.
Á volta 44, Pérez subiu a quinto depois de passar Tsunoda. Na quadragésima sétima volta, Alonso passou Sainz e passou a ser oitavo, o espanhol da Ferrari depois perdeu mais uma posição para Hamilton.
Na volta 48, Pérez subiu a quarto passando por Norris e Piastri passou Tsunoda para ser sexto.
Pérez teve uma penalização de 5 segundos devido a um incidente com Norris.
A 5 voltas do fim, Pérez passou Russel e passou para terceiro. Na penúltima volta, Alonso subiu a sétimo ao ultrapassar Tsunoda.
Na última volta, Leclerc “deixou passar” Pérez, para tentar que o Pérez ganhasse 5 segundos a Russel e para que a Ferrari ficasse com o segundo lugar de construtores, o que acabou por não funcionar
Corridas as 58 voltas, Verstappen termina um ano perfeito com uma vitória em Abu Dhabi, Leclerc foi o segundo e Russel terceiro. Pérez, Norris, Piastri, Alonso, Tsunoda, Hamilton e Stroll completam o Top 10. A volta mais rápida ficou para Verstappen, o prémio de piloto do dia ficou para Tsunoda.
A Fórmula 1 regressa a 29 de Fevereiro de 2024 com o Grande Prémio do Bahrein.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados