QUALIFICAÇÃO EUROPEU – Liechtenstein 0x2 Portugal – Caminho 100% vitorioso

QUALIFICAÇÃO EUROPEU – Liechtenstein 0x2 Portugal – Caminho 100% vitorioso

Com a qualificação para o Europeu de 2024 já assegurada há dois jogos, mesmo assim Portugal em Vaduz, não facilitou frente ao Liechtenstein e garantiu a nona vitória consecutiva, reforçando o recorde batido no jogo contra a Bósnia.

O selecionador português Roberto Martinez elegeu um onze bastante ofensivo, com cinco peças de ataque e com uma linha de três defesas composta pelo estreante Toti Gomes, Rubén Neves e António Silva. Apesar da elevada quantidade de jogadores de ímpeto ofensivo, Portugal mesmo assim não foi capaz de marcar na primeira parte.

As grandes ocasiões de perigo por parte de Portugal aconteceram apenas nos quinze minutos finais da primeira metade. O primeiro lance de perigo foi através de um cruzamento de João Cancelo com Gonçalo Ramos a cabecear ao lado da baliza de Büchel.

Já nos descontos, a seleção das Quinas apresentou três vezes perigo à baliza do Liechtenstein, Cristiano Ronaldo após cruzamento de Bruno Fernandes tentou um golo de pontapé de bicicleta, mas a bola acabou por sair ao lado.

Novamente, Bruno Fernandes assiste Cristiano Ronaldo, mas este rematou à figura, por fim, pouco antes do apito para intervalo, João Félix desmarca Ronaldo, mas o mesmo voltou a rematar para a defesa do guardião do Liechtenstein.

Apesar de terminar a primeira parte com algumas chances de golo, ficou a impressão que Portugal ficou muito aquém do esperado, uma exibição díspar do que tem feito ao longo do Apuramento.

Sem apresentar mudanças, a seleção das quinas fez em dois minutos o que não conseguiu fazer em 45, Portugal chegou ao golo, após erro do Liechtenstein que ao pressionar alto deixou muito espaço para que Diogo Jota descobrisse Cristiano Ronaldo e o avançado do Al Nassr, desta vez não falhou e inaugurou o marcador.

Ainda nos primeiros 15 minutos da primeira parte surge o segundo golo português, António Silva faz um passe em desmarcação para João Cancelo, o guarda-redes Büchel saí da baliza na tentativa de chegar à bola antes de Cancelo, o lateral do Barcelona apenas se limitou a fintar o guardião e teve caminho aberto para dilatar a vantagem portuguesa na partida.

Na primeira hora de jogo surgiu a grande e única oportunidade por parte do conjunto visitado, após um mau passe de Bruno Fernandes, Liam Kranz isolou Salanovic que no cara a cara com estreante José Sá permitiu a defesa ao guardião do Wolverhampton.

Com Portugal em gestão, a pensar no próximo jogo, a partida baixou um pouco de ritmo e antes do final do encontro ainda houve espaço para Gonçalo Ramos fazer os portugueses festejarem, mas o golo acabaria por ser anulado por fora de jogo por parte de António Silva.

Destaque para estreia do lateral do FC Porto João Mário e para o retorno de Bruma à seleção portuguesa, depois de quatro anos afastado da convocatória.

Portugal defronta este domingo a Islândia, este será o jogo da última jornada do Apuramento para o Europeu de 2024, com o objetivo de atingir um feito histórico que é vencer todos os jogos possíveis na qualificação para uma fase final.

HOMEM DO JOGO
Cristiano Ronaldo

Foi o jogador português que teve nos pés a maioria das oportunidades de golo portuguesas e foi quem inaugurou o marcador, dando maior tranquilidade à seleção no resto do jogo.

Texto: Diogo Batista
Imagem: Agência Reuters