A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro recebeu 596 novos estudantes internacionais para este ano letivo, vindos de 39 países.
Atualmente, a UTAD possui mil estudantes internacionais de 48 nacionalidades, que representam 25% do total de estudantes da instituição. Luís Ramos, vice-reitor para a Internacionalização, afirma que este valores provam que “a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”.
Mais de metade dos novos estudantes internacionais estão matriculados em Mestrados e Doutoramentos, com preferência em Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Vida e do Ambiente, e Tecnologias. Os dados revelam também que, cerca de 73% dos estudantes internacionais, optam pelos segundo e terceiro ciclos de estudos, destacando a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela instituição.
A universidade concentra esforços na internacionalização, especialmente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na diáspora portuguesa. O vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, destaca o compromisso da UTAD em contribuir para a promoção do conhecimento a nível global.
Beatriz Dias
Imagem: UTAD