Nos dias 22 (domingo) a 25 (quarta-feira) de outubro, será possível ir ao cinema por 3.5€ o bilhete, cortesia da iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC). Esta ação destina-se exclusivamente às sessões 2D e “visa fazer regressar ao grande ecrã o público português”, lê-se no site, face às dificuldades sentidas “ao longo dos últimos anos”.
Tal como na primeira edição de 2023, dá-se início num domingo por ser “o dia em que as famílias se reúnem”, informa Fernando Ventura, e termina quarta-feira, no dia prévio às alterações de exibição nos cinemas.
Esta edição conta com as estreias dos filmes Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, e do português Pátria, de Bruno Gascon, entre outros. Conta ainda com os regressos ao grande ecrã do primeiro The Hunger Games – Os Jogos da Fome, de Gary Ross, e do Pôr do Sol, O Mistério do Colar de São Cajó, de Manuel Pureza e baseado na série homónima; como tal, a iniciativa segue a programação normal do cinema.
A edição de 2022 levou 134 mil espectadores ao cinema em apenas três dias (7, 8 e 9 de novembro), o que se revelou um “motivo de enorme satisfação” para a APEC e superou expectativas. Criada em 2015, esteve suspensa em 2020 e em 2021 devido à pandemia. É a terceira vez que este festival ocorre no espaço de um ano, segunda vez em 2023.
A Festa do Cinema, promovida pela APEC, conta com o apoio da FEVIP/GEDIP, do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), da Academia Portuguesa de Cinema e dos exibidores nacionais. Envolve a grande maioria das salas de cinema em Portugal continental e ilhas.
Texto: Joaquim Duarte
Imagem: Direitos Reservados