“O Sol do Futuro” ou “Il Sol dell’Avvenire” foi um dos filmes mais aplaudidos em Cannes, onde estreou, e estará presente esta terça, dia 17, no pequeno auditório do Teatro Municipal de Vila Real. Esta obra retrata a história de um realizador consagrado perante a pressão da vida familiar e a vertigem das novas tecnologias.
Giovanni um renomado cineasta italiano. Paola, a sua produtora. Giovanni está a realizar um filme político, cuja ação decorre em 1956, ao mesmo tempo está a escrever um argumento baseado no conto “The Swimmer” de John Cheever, e imagina outro filme com muitas canções italianas.
Enquanto surge uma crise no seu casamento, o co-produtor está à beira da falência e a indústria cinematográfica encontra-se numa evolução acelerada, e tudo parece estar contra ele. Giovanni terá de repensar a maneira de fazer as coisas se quiser levar o seu pequeno mundo a um amanhã brilhante.
“Il Sol dell’Avvenire” é uma comédia italiana ambientada na Roma dos anos 50, da indústria cinematográfica no mundo, do circo húngaro e do PCI, partido comunista italiano extinto em 1991, na sequência do colapso do Leste comunista.
O filme disputou a Palma de Ouro, principal premiação da 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes – prémio que Moretti já conquistou com “O Quarto do Filho”.
José Alves
Imagem: Teatro Municipal de Vila Real