Verstappen foi o segundo colocado na corrida sprint do Catar, vencida por Oscar Piastri, e volta a festejar o título. O piloto da Red Bull apenas precisava de ser sexto na corrida de sprint do GP do Catar para garantir o seu terceiro título mundial de Fórmula 1.
Este fim de semana, a Fórmula 1 regressou ao Catar e também tivemos o regresso da corrida Sprint. O rookie Oscar Piastri fez a pole na Sprint Shootout, umas horas antes da sprint, e conseguiu assegurar a liderança.
O arranque da sprint foi caótico. Verstappen perde vários lugares, tal como Lando Norris, e Liam Lawson na segunda curva a perder o controlo do seu monolugar e, consequentemente, abandonou a corrida.
Norris e Alonso iam a dar ‘show’ com uma excelente batalha entre os dois pilotos que faziam quase todas as curvas lado a lado.
Na luta pelo primeiro lugar, Russell levou o seu Mercedes ao topo na volta 3. Piastri, assim que perdeu a liderança, sofreu vários ataques do Ferrari de Carlos Sainz, mas sem sucesso.
A partir da volta nove, começa o ataque de Verstappen. Os seus pneus médios estarem em melhor estado do que os macios dos seus opositores valeu-lhe ganhar algumas posições.
Na entrada da volta 11, Piastri retoma à liderança da sprint mostrando o drop dos pneus macios, que tinham sido a escolha de Russell. Enquanto, o outro McLaren subia à quinta posição.
Sergio Perez volta a ter mais uma corrida para esquecer. O mexicano teve que abandonar a corrida depois de uma tentativa de ultrapassagem a Ocon e a Hulkenberg. Os três pilotos embaterem entre si e promoveram o terceiro Safety Car da sprint.
Após o regresso do Safety Car ao pitlane, o único Red Bull em pista chega ao segundo lugar e Norris ultrapassou os dois Ferrari, ambos na mesma volta. O britânico ainda chegou ao pódio na última volta, deixando o seu compatriota da Mercedes no quarto posto.
Ao fim de 19 voltas, Piastri vence a corrida sprint do Catar, Verstappen e Norris completam o pódio.
Russell, Hamilton, Sainz, Leclerc e Albon completam o Top 8. Verstappen leva ainda a volta mais rápida.
A corrida do GP do Catar está marcada para este domingo com início às 18h e com transmissão na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Carneiro
Imagem: Direitos Reservados