Verstappen venceu um espetacular Grande Prémio de Italia, cheio de batalhas e ultrapassagens, Pérez completou o 1-2 da Red Bull, o terceiro lugar foi para Sainz da Ferrari.
Mesmo antes da partida, Tsunoda teve uma falha no carro e abandonou, e o arranque fou abortado e adiado.
As luzes apagaram-se e os carros arrancaram, todos de forma limpa e Sainz manteve a liderança.
Na segunda volta, Albon passou Piastri e recuperou o sexto lugar. Na oitava volta, Alonso subiu a décimo depois de passar Hulkenberg.
Pérez passou Russel á volta 14, mas ambos os carros cortaram a chicane, mas Russel recuperou a posição na próxima chicane.
Após várias voltas de batalha, Verstappen subiu á liderança na volta 15, depois de mais uma batalha incrível. Na volta seguinte Pérez passou Russel e subiu a quarto.
Na volta 24, os dois Mclaren deram um toque numa batalha na chicane, Russel teve tambem uma penalização de 5 segundos por cortar a chicane numa ultrapassagem.
Na vigésima sétima Hamilton caiu para quinto depois de perder posições para Sainz, Leclerc e Pérez, que subiram a segundo, terceiro e quarto respetivamente.
Na volta 29, Hamilton passou Alonso e subiu a nono, três voltas depois Pérez passou Leclerc e subiu ao lugar mais baixo do pódio.
Na volta 41, Piastri e Hamilton deram um toque, o piloto da Mclaren ficou com dano na asa e veio para as boxes, Hamilton teve ainda uma penalização a custa do incidente.
Na volta 45, Pérez tentou passar Sainz mas cortou mais uma vez a chicane e devolveu a posição, Hamilton tambem passou Russel.
Na volta seguinte Pérez finalmente passou por Sainz e subiu a segundo, Leclerc tentou ainda passar pelo colega de equipa, mas o espanhol aguentou.
Na volta 48 Hamilton passou ainda Albon e subiu a sétimo, na última volta Leclerc tentou mais uma vez e queimou a travagem e quase bateu na traseira do colega de equipa.
Corridas as 51 voltas Verstappen venceu e bateu o recorde de mais vitórias consecutivas numa só temporada, Pérez completou o 1-2 da Red Bull, Sainz ficou com o terceiro lugar. Leclerc, Russel, Hamilton, Albon, Norris, Alonso e Bottas completam o Top 10.
A volta mais rápida ficou para Piastri, e o prémio de piloto de dia foi ganho por Sainz.
A Fórmula 1 regressa daqui a duas semanas de 15 a 17 de Setembro com o Grande Prémio de Singapura, com transmissão na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados