O poste travou o sonho português

O poste travou o sonho português

A seleção feminina foi eliminada, esta terça-feira, do Campeonato Mundial feminino. O nulo frente aos EUA ditou o fim de Portugal nesta competição, ficando no 3.º Lugar do Grupo E, atrás de Países Baixos e das americanas.

Francisco Neto voltou a mexer no onze inicial e as mudanças fizeram-se notar. Aos 9’, Andreia Norton atira de primeira à entrada da área, após um passe atrasado, mas a bola sai um pouco por cima da baliza norte-americana.

Neste momento, Portugal só passava com uma vitória, porque os Países Baixos venciam o Vietname por 2-0 e esteve perto de fazer o primeiro golo da noite. Kika Nazareth com um excelente passe isola Jéssica Silva, mas a avançada do SL Benfica atirou ao lado da baliza norte-americana.

Kika Nazareth volta a estar num lance de golo para as Navegadoras. A jovem portuguesa apostou num remate de longa distância. Contudo, a bola passou por cima da barra.
As equipas vão para o balneário sem fazerem um único golo. Uma primeira parte com oportunidades de parte a parte. A guardiã, Inês Pereira, foi chamada algumas vezes a intervir. Sendo que, Portugal teve mais perto do golo.

A segunda parte começou com a superioridade das bicampeãs do mundo e logo aos 53’, Alex Morgan tem a possibilidade de abrir o marcador. Morgan surgiu na cara de Inês Pereira, conseguiu tirar a guardiã portuguesa do seu caminho, mas apareceu Diana Gomes para afastar o perigo.

Os EUA conseguiram criar mais dificuldades à seleção nacional, retirando-lhes a posse de bola, remataram com mais perigo e a equipa começou a ficar mais cansada e Francisco Neto teve que ir buscar frescura ao banco de suplentes.

Portugal voltou a tomar conta do jogo, somente, nos 8’ de descontos e teve a melhor chance de todo o jogo. Telma Encarnação com um toque subtil de cabeça isola Ana Capeta, mas a jogadora portuguesa atirou em cheio ao poste.

Não houve mais nenhum lance de perigo e o marcador manteve-se igual. As Navegadoras despedem-se da Nova Zelândia num empate com sabor amargo. Na sua primeira participação de um mundial feminino de futebol, Portugal teve uma derrota, uma vitória e um empate, obtendo assim 4 pontos.

Texto: Gonçalo Carneiro

Imagem: Record